PJ detém 35 pessoas em megaoperação por suspeitas de tráfico humano no Alentejo
A PJ deteve 35 pessoas por suspeita de tráfico humano no Alentejo. Em causa estão os crimes de tráfico de seres humanos, associação criminosa, branqueamento de capitais e falsificação de documentos.
A Polícia Judiciária (PJ) realizou uma megaoperação que envolveu mais de 400 elementos e 65 buscas no Alentejo e teve como alvo, uma rede de tráfico de imigrantes em Beja, avança a CNN Portugal. Foram detidas 35 pessoas no âmbito desta operação.
Em comunicado, divulgado ao final desta manhã, a PJ confirma que foi realizada uma operação “em várias cidades e freguesias da região do Baixo Alentejo” e que foram detidas 35 pessoas. “Os suspeitos com idades compreendidas entre os 22 e os 58 anos de idade, de nacionalidade estrangeira e portuguesa, encontram-se fortemente indiciados pela prática de crimes de associação criminosa, de tráfico de pessoas, de branqueamento de capitais, de falsificação de documentos, entre outros”.
A PJ adianta ainda que na sequência desta operação foram apreendidos “vários elementos probatórios” e foi possível identificar “dezenas de vítimas”.
De acordo com a estação, que avançou a notícia, a rede estava organizada no distrito de Beja e as vítimas do Leste da Europa, como da Ucrânia ou Roménia, bem como da Índia, Paquistão ou Timor. Os cidadãos eram aliciados a vierem para Portugal, onde lhes era prometido um salário, boas condições de trabalho e alojamento.
Contudo, de acordo com a CNN, os empregadores ficavam salários das vítimas e os trabalhadores eram sujeitos a trabalhos pesados com pouco descanso e ameaçados com violência física. Também as famílias no país de origem eram ameaçadas.
(Notícia atualizada às 11h32 com o comunicado da PJ)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PJ detém 35 pessoas em megaoperação por suspeitas de tráfico humano no Alentejo
{{ noCommentsLabel }}