EDP Comercial sobe fatura da eletricidade em cerca de 3% a partir de janeiro

Elétrica justifica aumento com a "volatilidade" do preço de aquisição de energia. Novos preços terão em conta a descida das tarifas de acesso às redes e o custo do mecanismo ibérico.

A EDP Comercial anunciou que vai aumentar em cerca de 3% o valor da fatura da luz dos clientes residenciais. A atualização vai acontecer no arranque do próximo ano, refletindo a “volatilidade” do custo de aquisição de energia.

Numa nota enviada ao ECO/Capital Verde, fonte oficial da elétrica revela que “a partir de 1 de janeiro de 2023, o valor global da fatura de eletricidade dos clientes residenciais da EDP Comercial irá variar, em média, cerca de 3%“, informando que esta variação reflete a “volatilidade” do custo de aquisição de energia e inclui uma atualização do tarifário da EDP Comercial e uma melhor estimativa do que será o custo do mecanismo ibérico.

O custo deste mecanismo irá variar mensalmente e estará discriminado na fatura de cada cliente“, aponta a nota enviada pela empresa liderada por Vera Pinto, esta quarta-feira.

Em causa está o mecanismo temporário na Península Ibérica para colocar limites ao preço médio do gás na produção de eletricidade, a cerca de 40 euros por Megawatt-hora (MWh), que foi solicitado por Portugal e Espanha devido à crise energética e à guerra da Ucrânia, que está a ser aplicado desde meados de junho.

(Notícia atualizada às 17h48)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Comercial sobe fatura da eletricidade em cerca de 3% a partir de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião