Ministros da UE adiam para dezembro aprovação de medidas na área da energia

  • Lusa e ECO
  • 24 Novembro 2022

Foi marcado um encontro extraordinário para 13 de dezembro para aprovar melhor coordenação das compras de gás, trocas transfronteiriças e obre a aceleração dos procedimentos de licenciamento.

Os ministros europeus da Energia chegaram esta quinta-feira a acordo informal sobre compras conjuntas de gás e reforço da solidariedade, mas ainda terão de aprovar formalmente num Conselho extraordinário em dezembro, juntamente com o tecto na bolsa do gás.

No dia em que responsáveis pela tutela da Energia da União Europeia (UE) se reúnem num encontro extraordinário em Bruxelas, foi então marcado um outro para dia 13 de dezembro, ocasião na qual deverão ser aprovadas formalmente duas medidas de emergência anteriormente propostas pela Comissão Europeia para enfrentar a crise energética, uma referente ao reforço da solidariedade através de uma melhor coordenação das compras de gás, trocas transfronteiriças e preços de referência fiáveis, e uma outra sobre a aceleração dos procedimentos de licenciamento de projetos de energias renováveis.

Acresce a estas a proposta para criação de um mecanismo de correção do mercado destinado a limitar os picos excessivos dos preços do gás, apresentado esta semana pelo executivo comunitário e já gerou críticas entre os 27.

Fontes europeias indicaram que, esta quinta-feira em Bruxelas, os ministros da UE “concordaram sobre o conteúdo dos dois regulamentos – licenciamento e solidariedade e compras conjuntas -, sendo que o objetivo da Presidência [checa do Conselho] é de os adotar formalmente durante o próximo Conselho Extraordinário da Energia”, em 13 de dezembro.

Nessa ocasião, os responsáveis vão também tentar chegar a “acordo político sobre a proposta de Mecanismo de Correção do Mercado”, adiantaram as mesmas fontes, especificando que, nessa reunião extraordinária, as três medidas deverão ser “adotadas formalmente” pelos 27.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministros da UE adiam para dezembro aprovação de medidas na área da energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião