Metro de Lisboa fecha acordo para aumentos de 0,9% este ano
No âmbito do acordo com os sindicatos, o Acordo de Empresa estende-se por mais dois anos, até 2026.
O Metropolitano de Lisboa fechou acordo com os sindicatos para aumentos de 0,9% dos salários dos trabalhadores para este ano, com retroativos a janeiro. Acordo de Empresa estende-se por mais dois anos, até 2026.
“A obtenção deste acordo é fundamental para a estabilidade social na empresa e para a qualidade do serviço prestado, o que se refletirá positivamente na execução dos trabalhos em curso para a expansão e modernização da rede e na melhoria das condições de trabalho e bem-estar dos seus trabalhadores”, informa a transportadora em comunicado.
O acordo agora alcançado prorroga o atual Acordo de Empresa por mais dois anos, até 31 de dezembro de 2026, prevendo ainda a “atualização das tabelas salariais com início de efeitos a 1 de janeiro de 2023, de acordo com os valores que vierem a ser definidos no OE 2023”.
Continua ainda a “decorrer o processo negocial para o próximo ano e o esclarecimento do conceito de idade legal de reforma que passou a abranger, quer a idade normal de reforma, quer a idade pessoal de reforma”, informa.
A 18 de novembro, os sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano revelavam ter chegado a acordo com administração da empresa sobre as reivindicações para 2023, embora tenham reconhecido que ficaram “muito afastados dos objetivos” propostos. Em comunicado, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) adiantou que a última proposta apresentada pela administração do Metropolitano de Lisboa foi aprovada por “uma larga maioria dos trabalhadores” presentes nos dois plenários realizados, ficando a assinatura do acordo marcada para esta sexta-feira.
Contudo, na ocasião, a FECTRANS reconheceu que se ficou longe dos objetivos propostos pelos sindicatos para os trabalhadores da empresa, que realizaram este ano várias greves, a última das quais de 24 horas, no final de outubro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Metro de Lisboa fecha acordo para aumentos de 0,9% este ano
{{ noCommentsLabel }}