Trabalhadores da Autoeuropa marcam segunda reunião para negociar salários

Representantes dos operários apelam à união dos trabalhadores para "capitalizar" no processo negocial com a administração. Na Alemanha, funcionários conseguiram mais aumentos.

A dois dias da primeira reunião para discutir os aumentos salariais para 2023, a comissão de trabalhadores da Autoeuropa já marcou uma segunda data para as negociações com a administração. Depois da reunião de sexta-feira, 25 de novembro, haverá nova conversa na segunda-feira seguinte, dia 28 de novembro.

“A comissão de trabalhadores continua com a determinação exigida este processo, assumindo as orientações dos trabalhadores para que foi mandatada nos plenários”, refere o comunicado emitido nesta quarta-feira. As reuniões decorrem na semana depois de dois dias de greve parcial na fábrica de Palmela, sem impacto na produção planeada mas com números contestados pelos sindicatos.

No mesmo comunicado, a comissão de trabalhadores da fábrica apela à união dos operários. “É um facto incontornável que foi a unidade demonstrada pelos trabalhadores nos plenários de 8 e 9 de novembro que obrigou a administração a aceitar a abertura das negociações. É essa unidade que é preciso agora consolidar e capitalizar no processo iniciar que se vai iniciar.”

No final de um ano em que se espera a segunda maior produção de sempre, comissão de trabalhadores e administração têm diferentes abordagens sobre como compensar os funcionários pela subida da taxa de inflação.

A comissão de trabalhadores pede um aumento de 5% em dezembro com retroativos a julho e uma nova atualização em janeiro de 2023, que conjugue os dados da inflação deste ano e o acordo laboral. Assim se a taxa de inflação em 2022 for de 8%, os trabalhadores querem uma atualização, no início do ano, de 2% relativos ao acordo e mais 1% que reflete a inflação. Até agora, a administração apenas se comprometeu com o pagamento de um prémio extraordinário de 400 euros no salário de dezembro.

Na Alemanha, por exemplo, 125 mil trabalhadores do grupo Volkswagen na zona ocidental da Alemanha conseguiram um aumento de 8,5% nos salários e um pagamento extraordinário de 3.000 euros no período de dois anos, segundo informação divulgada pelo Frankfurter Allgemeine Zeitung nesta quarta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da Autoeuropa marcam segunda reunião para negociar salários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião