AMT contrata mulher de secretário de Estado do setor para consultora jurídica

  • ECO
  • 25 Novembro 2022

Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) contratou para consultora jurídica Ana Cristina Chéu, que é a mulher do secretário de Estado das Infraestruturas

A Autoridade da Mobilidade e Transportes (AMT) contratou Ana Cristina Chéu para consultora jurídica do Conselho de Administração, a mulher do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes. Mês e meio antes, o ministro das infraestruturas, Pedro Nuno Santos, tinha delegado no secretário de Estado todas as competências relativamente à AMT, avançou esta sexta-feira o Observador (acesso pago).

O Observador cita ainda um despacho de julho de 2022 no qual o ministro delega as competências relativas à AMT no referido secretário de Estado, cuja mulher, Ana Cristina Chéu, foi contratada pelo regulador em agosto. Em reação, fonte oficial da AMT respondeu ao jornal que é uma “autoridade reguladora independente no exercício das suas funções e não se encontra sujeita a superintendência ou tutela governamental” e indicou que a contração se enquadra numa “reestruturação interna” para “reforço da capacitação técnica dos seus quadros”.

Contactado pelo jornal, o Ministério das Infraestruturas e Habitação diz que “não existe qualquer incompatibilidade à luz do regime jurídico do exercício de funções por titulares de cargos políticos e altos cargos públicos”. O Ministério acrescenta ainda que é Pedro Nuno Santos quem tem a tutela direta da CP e da Infraestruturas de Portugal, “não tendo delegado essas competências em nenhum dos secretários de Estado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AMT contrata mulher de secretário de Estado do setor para consultora jurídica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião