Morreu Fernando Gomes, o “bibota”

  • ECO e Lusa
  • 26 Novembro 2022

Morreu Fernando Gomes, maior goleador do FC Porto e "bibota" de ouro. Tinha 66 anos e morreu vítima de cancro, anunciou o clube portista este sábado. 

Morreu Fernando Gomes, antigo jogador do FC Porto e “bibota” de ouro. Tinha 66 anos e morreu vítima de cancro, anunciou o clube portista este sábado.

O FC Porto está de luto pela perda de uma das maiores figuras da sua história e endereça as mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos os admiradores de Fernando Gomes”, lê-se no comunicado divulgado este sábado pelo FC Porto.

Nascido em novembro de 1956, Fernando Gomes estreou-se ao serviço da equipa principal do FC Porto aos 17 anos, sendo que com apenas 20 anos sagrou-se como o “melhor marcador da Liga pela primeira de seis vezes e revelou-se decisivo para o quebrar de um jejum que durava há quase duas décadas”, destaca o emblema “azul e branco”.

O avançado somou 452 jogos, 355 golos (o que o coloca como melhor jogador de sempre do clube) e 14 títulos nas duas passagens pelo FC Porto (1974-1980 e 1982-1989). Foi bota de ouro europeu em 1983 e 1985.

Foi ainda cinco vezes Campeão Nacional, uma Campeão Europeu, vencedor de três Taças de Portugal, outras tantas Supertaças Cândido de Oliveira e uma Europeia, tendo sido “figura de proa na afirmação dos Dragões dentro e fora de portas”, sublinha o FC Porto.

Em reação à morte de Fernando Gomes, Pinto da Costa assinalou que a “família portista” perdeu um dos maiores portistas que conheceu em toda a sua vida. “Acho que foi [uma notícia triste] para todos nós, para a família portista, porque deixou-nos um dos maiores portistas que conheci em toda a minha vida. Desde menino o conheci nas camadas jovens e ele tinha um amor ao FC Porto que ultrapassava o normal”, disse o dirigente máximo dos dragões, citado pela Lusa. Pinto da Costa lembrou ainda os “grandes êxitos” de Gomes pelo clube azul e branco, estando ligado aos maiores sucessos da equipa.

Já Sérgio Conceição, treinador dos azuis e brancos, realçou que a sua ligação ao antigo internacional Fernando Gomes começou muito antes do futebol e que “desde cedo” aprendeu a apreciar o antigo avançado. Ao longo dos anos, mantivemos uma relação de muito respeito e admiração, acrescentando o futebol àquilo que nos unia”, escreveu o treinador do FC Porto, no Instagram.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou este sábado um minuto de silêncio em homenagem ao antigo jogador Fernando Gomes, cumprindo-se o gesto em todos os desafios que se disputem este fim de semana e na segunda-feira.

Vogal da direção do FC Porto para a formação, Fernando Gomes esteve recentemente internado num hospital do Porto e estava a lutar contra um cancro no pâncreas desde 2019.

(Notícia atualizada às 17h26 com a indicação de que a FPF decretou um minuto de silêncio em todos os jogos que se disputem este fim de semana e na segunda-feira)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Fernando Gomes, o “bibota”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião