Fatura da luz poderá vir a contar para crédito à habitação

  • ECO
  • 27 Novembro 2022

A fatura das famílias com os bens energéticos poderá vir a ser considerada pelos bancos nos critérios para a concessão de crédito à habitação.

O Banco de Portugal (BdP) está a estudar mudanças nos critérios para a concessão de crédito à habitação e a fatura das famílias com os bens energéticos poderá vir a ser considerada, avança o Correio da Manhã (acesso pago).

“Não haverá, para já, nenhuma recomendação“, contudo, “o livro nestas matérias está ainda a ser escrito, naturalmente que, mais tarde, é uma matéria que tem de ser tida em conta”, admitiu Laginha de Sousa, durante a apresentação do Relatório de Estabilidade Financeira (REF).

Segundo os dados que constam neste relatório, a fatura energética média anual por agregado familiar na habitação (despesas com eletricidade, gás e outros combustíveis) era de 1.222 euros, o que representa cerca de 10,3% do total do rendimento familiar. Já nas famílias com um rendimento entre 700 a 1.200 euros por mês, o peso sobe para os 14,7%, o que torna estes agregados mais vulneráveis às variações do preço da energia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fatura da luz poderá vir a contar para crédito à habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião