Dona do facebook multada em 265 milhões de euros pelo regulador irlandês

Caso remonta a 2019, quando uma falha de segurança levou à publicação dos dados de mais de 500 milhões de utilizadores do Facebook e Instagram. Multa surge após o despedimento de 11 mil funcionários.

A Meta (dona do Facebook e Instagram) foi multada em 265 milhões de euros pela Comissão Irlandesa de Proteção de Dados, avança esta segunda-feira o Financial Times. Em causa está a publicação dos dados de mais de 500 milhões de utilizadores do Facebook e Instagram.

A multa do regulador irlandês remonta a uma investigação iniciada em abril de 2021, relacionada com uma ferramenta destinada a ajudar utilizadores a encontrar amigos e conhecidos, através da importação de contactos. Uma falha de segurança relacionada com esta funcionalidade, levou a que os dados pessoais de 533 milhões de utilizadores, em 106 países, fossem publicados online em 2019.

Entre os dados divulgados estiveram nomes, locais e endereços de email. A mais recente multa do regulador irlandês eleva para os mil milhões de euros o total em multas já aplicadas contra a Meta. Dentro deste valor, 225 milhões dizem respeito à plataforma Whatsapp, por não cumprir com normas de transparência a nível europeu, e 405 milhões estão relacionados com o Instagram, por violar regras de proteção de dados, em particular, por não salvaguardar os dados de crianças.

Em reação à condenação, a Meta garantiu estar a rever atentamente a decisão e assegurou que “proteger a privacidade e a segurança dos dados das pessoas é fundamental para o funcionamento do nosso negócio”. Esta condenação surge após a Meta despedir mais de 11 mil funcionários no início do mês, enquanto reestrutura o seu negócio após a sua receita cair dos 10,39 mil milhões de dólares em 2021 para os 6,69 mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona do facebook multada em 265 milhões de euros pelo regulador irlandês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião