Empresas estão mais confiantes com evolução económica, mas consumidores não

Confiança dos consumidores volta a diminuir, mas clima económico aumenta, revelam os dados mais recentes do INE baseados em inquéritos de conjuntura.

Apesar de terem sido conhecidos vários dados nas últimas semanas que apontam para um abrandamento económico, o inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE) vem mostrar que o clima económico afinal até aumentou em novembro. Já a confiança dos consumidores continua em baixa, voltando a diminuir este mês.

“O indicador de clima económico aumentou em novembro, após ter diminuído entre agosto e outubro“, avança o INE, no destaque publicado esta terça-feira. Isto já que “os indicadores de confiança da indústria transformadora, da construção e obras públicas, do comércio e dos serviços aumentaram relativamente a outubro”.

Na indústria transformadora, “a evolução do indicador deveu-se ao contributo positivo das perspetivas de produção, tendo as apreciações relativas aos stocks de produtos acabados e as opiniões sobre a evolução da procura global contribuído negativamente”, indicam. Já na construção e obras públicas foram as apreciações sobre a carteira de encomendas que impulsionaram o sentimento.

No comércio, são positivas as perspetivas de atividade da empresa, enquanto nos serviços o contributo para o crescimento do indicador surgiu das “perspetivas relativas à evolução da procura e das apreciações sobre a atividade da empresa”.

Por outro lado, entre os consumidores o sentimento ainda é negativo. “O indicador de confiança dos consumidores diminuiu entre setembro e novembro, apenas marginalmente no último mês, atingindo um valor próximo do registado em abril de 2020 no início da pandemia”, adianta o INE com base nos inquéritos de conjuntura.

“O saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu em novembro, após ter renovado em outubro o valor máximo da série, na sequência da trajetória marcadamente ascendente iniciada em março de 2021″, sinaliza o gabinete de estatísticas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas estão mais confiantes com evolução económica, mas consumidores não

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião