Inflação em Espanha desacelera pelo quarto mês consecutivo

  • ECO
  • 29 Novembro 2022

Os preços em Espanha subiram 6,8% em novembro em termos homólogos. Uma desaceleração face aos 7,3% de outubro.

Os preços em Espanha subiram 6,8% em novembro em termos homólogos, segundo uma estimativa oficial divulgada esta terça-feira que, a confirmar-se, revela o quarto mês consecutivo da moderação da inflação no país.

Ou seja, em agosto a inflação foi 10,5%, em setembro desacelerou para 8,9% e em outubro novamente para 7,3%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.

Na estimativa publicada esta terça-feira para novembro, o INE diz que “esta evolução se deve, principalmente, à descida dos preços dos combustíveis, que subiram em novembro de 2021, e da eletricidade, com uma descida maior do que no ano passado”.

“Também influencia, embora em menor medida, o aumento dos preços da nova estação do vestuário e do calçado, que foi mais moderado do que em 2021“, acrescenta o INE.

Nos meses anteriores, o que mais influenciou o aumento dos preços foi a alimentação, que tem registado as maiores subidas desde a década de 1990. Nesta estimativa rápida não são revelados que produtos mais contribuíram para o aumento dos preços, só aqueles que justificam a moderação da inflação. Só em dezembro serão conhecidos mais detalhes.

Sem os preços dos alimentos não elaborados e da energia (inflação subjacente), a variação dos preços em novembro em Espanha foi 6,3%, mais uma décima do que em outubro, segundo a mesma estimativa.

A presidente do Banco Central Europeu voltou a alertar ontem para o risco de a inflação na zona euro ser afinal ainda mais elevada do que o esperado, já que o pico ainda não foi atingido. Em outubro a taxa de inflação na área do euro fixou-se em 10,6%.

“Gostaria de ver a inflação ter atingido o seu pico em outubro, mas receio não ir tão longe como isso”, disse Christine Lagarde, perante os membros da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação em Espanha desacelera pelo quarto mês consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião