Inflação na Zona Euro atinge 10,6% em outubro. Portugal está alinhado

A inflação registada em Portugal (10,6%) fica em linha com a média dos países do euro, mas abaixo da média da União Europeia (11,5%). Eurostat reviu valores ligeiramente em baixa.

A inflação na Zona Euro acelerou para 10,6% em outubro, um valor que corresponde a uma ligeira revisão em baixa do Eurostat, segundo os dados divulgados esta quinta-feira. A taxa registada em Portugal (10,6%) fica em linha com a média dos países do euro, mas abaixo da média da União Europeia (11,5%).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) na Zona Euro, o indicador utilizado para comparações europeias, avançou para 10,6% em outubro de 2022, acima dos 9,9% registados em setembro. Já a inflação anual da União Europeia foi de 11,5% em outubro de 2022, o que compara com 10,9% em setembro.

Portugal encontra-se assim entre as médias europeias, registando uma taxa de inflação de 10,6% (medida pelo IPHC), uma aceleração face aos 9,8% registados no mês anterior.

As taxas anuais mais baixas registaram-se em França (7,1%), Espanha (7,3%) e Malta (7,4%). Já no extremo oposto, com as maiores variações encontra-se a Estónia (22,5%), Lituânia (22,1%) e Hungria (21,9%). Em comparação com setembro, a inflação anual caiu em onze Estados-Membros, manteve-se estável em três e aumentou em treze.

Apesar de seguirem a mesma tendência, a inflação média na União Europeia tem atingido níveis mais elevados do que na Zona Euro.

Na Zona Euro, o maior contributo para a taxa de inflação anual em outubro veio da “energia (+4,44 % pontos percentuais), seguindo-se a alimentação, álcool e tabaco (+2,74 p.p.), serviços (+1,82 p.p.) e bens industriais não energéticos (+1,62 p.p.)”, indica o gabinete de estatísticas europeu.

(Notícia atualizada às 10h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro atinge 10,6% em outubro. Portugal está alinhado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião