Cascais já tem ecocentros para reciclar cápsulas de café

  • ECO
  • 28 Novembro 2022

O projeto, desenvolvido pela AICC, arrancou esta semana em parceria com a Câmara de Cascais através de ecocentros disponibilizados para a recolha de cápsulas de café de qualquer marca e material.

A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) está a desenvolver um projeto de reciclagem de cápsulas de café que envolve seis empresas representantes de 12 marcas de café, entre elas as marcas que a Nestlé comercializa em Portugal: Nespresso, Nescafé Dolce Gusto, Buondi, Sical e Starbucks. Todas elas tratarão de fazer a reciclagem das cápsulas recolhidas.

A fase piloto deste projeto teve início esta semana, a partir de uma parceria com a Câmara Municipal de Cascais e através da disponibilização de mais um fluxo na rede de ecocentros deste município, que passam agora a recolher para reciclar e valorizar as cápsulas de café usadas, independentemente das marcas e dos materiais em que são fabricadas.

“Este é um projeto de que estamos muito orgulhosos. Ao longo destes quatro anos de trabalho conjunto, a Nestlé pôde contribuir com a experiência que resulta de mais de uma década de trabalho realizado na recolha e reciclagem de todos os materiais que compõem as cápsulas de café dos sistemas Nespresso e Nescafé Dolce Gusto. Estou certa de que a proximidade e a conveniência que este projeto vem trazer aos consumidores serão muito importantes para o seu sucesso. Esperamos que esta iniciativa possa contribuir para inspirar outros autarcas noutros concelhos do país”, afirmou Anna Lenz, diretora-geral da Nestlé Portugal.

No total, são oito os ecocentros fixos e móveis distribuídos pelo Município de Cascais e que agora passam a recolher também cápsulas de café usadas. Os consumidores podem assim depositar as suas cápsulas usadas, independentemente de serem de plástico ou alumínio, para que sejam totalmente recicladas.

A localização destes oito ecocentros pode ser consultada no site do município. As cápsulas depositadas nos ecocentros serão recolhidas e armazenadas pela Tratolixo para posterior reciclagem a cargo das empresas parceiras no projeto. Os sistemas dedicados à recolha e reciclagem de cápsulas Nespresso e Nescafé Dolce Gusto continuarão a funcionar em paralelo.

Uma vez entregues ao reciclador, as cápsulas são tratadas de forma a separar os seus distintos materiais, com vista a uma segunda vida. As borras de café convertem-se em composto orgânico para uso agrícola e outros materiais – alumínio e plástico – serão canalizados para uma utilização circular.

O alumínio, por ser infinitamente reciclável, pode ser transformado em novos objetos do quotidiano (esferográficas, lapiseiras, outros) e o plástico transformado num material a utilizar posteriormente no fabrico de novos objetos, como peças de mobiliário urbano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cascais já tem ecocentros para reciclar cápsulas de café

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião