Exclusivo Dona do Meo atribui cheque anti-inflação até 750 euros. Sindicatos convocam greve

A medida abrange 6.500 trabalhadores mas não 'convence' os Sindicatos que convocaram uma greve nacional para 9 de dezembro. 

A Altice Portugal vai atribuir uma compensação extraordinária aos seus colaboradores internos, paga em janeiro. O cheque anti-inflação oscila entre 500 e 750 euros, consoante o rendimento dos trabalhadores, confirmou a Pessoas junto da operadora. A medida abrange 6.500 trabalhadores mas não ‘convence’ os Sindicatos que convocaram uma greve nacional para 9 de dezembro.

Para “contribuir para mitigar os efeitos da inflação”, a dona do Meo vai atribuir aos colaboradores internos, com uma remuneração global mensal igual ou inferior a 1.500 euros, um apoio extraordinário de 750 euros. Já aqueles cuja remuneração global mensal seja superior a 1.500 euros, o valor da compensação extraordinária será de 500 euros, confirmou o ECO/Pessoas junto da companhia.

A medida, cujos detalhes são agora conhecidos, tinha sido comunicada na semana passada durante a festa de Natal, a primeira presencial depois da pandemia, e que reuniu cerca de 4 mil pessoas no Altice Arena, em Lisboa. No mesmo encontro, além deste apoio extraordinário, foi ainda comunicado que, durante 2023, os colaboradores internos iriam ter as comunicações gratuitas, apurou o ECO/Pessoas junto de fonte da empresa.

Sindicatos criticam opção por prémios e não aumento de salários

A medida não agrada, no entanto, aos sindicatos que já convocaram uma greve nacional para 9 de dezembro e criticam a opção por prémios extraordinários, depois de a companhia ter rejeitado uma proposta de aumentos salariais intercalares. No final de outubro, os sindicatos representantes dos trabalhadores da operadora tinham apresentado uma proposta de atualização salarial de 9,5%, com um aumento mínimo de 90 euros.

“Sabemos bem os objetivos que estão implícitos nos prémios, que é não aumentar o salário base, para impedir valores superiores quando se negociem os aumentos salariais e, por isso, a Frente Sindical diz rotundamente ‘não a prémios’ e ‘sim a aumentos nos salários’”, afirmam os sindicatos, em comunicado, citados pela Lusa.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais (SINTTAV), Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telecomunicações (SNTCT), STT – Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT), Federação dos Engenheiros e Sindicato de Quadros Das Comunicações (Sinquadros).

Esta terça-feira foi a primeira reunião dos Sindicatos com a empresa para a revisão do Acordo de Empresa (ACT).

(notícia atualizada às 20h57 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona do Meo atribui cheque anti-inflação até 750 euros. Sindicatos convocam greve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião