EDP lança nova edição do Free Electrons. Procura as startups mais inovadoras

O objetivo é encontrar soluções que possam ter impacto na transição energética, em áreas como as energias renováveis, redes inteligentes ou mobilidade sustentável. Inscrições até 28 de janeiro.

A EDP, em parceria com grandes empresas globais de energia, lança esta semana a 7.ª edição do Free Electrons, um programa mundial de inovação aberta no setor energético. A fase de candidaturas decorre até 28 de janeiro de 2023 e procura startups de todos os países com soluções e tecnologias inovadoras que contribuam para acelerar a transição energética e para um planeta mais sustentável.

“Recomendamos o Free Electrons a qualquer startup que tenha soluções prontas a serem desenvolvidas para o futuro das redes de energia limpa. As utilities dedicam um grande esforço ao programa, o que significa que estão motivadas a desenvolver pilotos com cada empresa que consiga vingar na fase de seleção. As diferentes fases do programa também ajudam a manter todos no bom caminho e reduz o risco de caírem nas suas próprias falhas. Se está à procura de oportunidades reais de desenvolvimento de negócios para implantar a sua tecnologia com líderes na área da energia, não há melhor programa”, afirma Alex Zorniger, vp de desenvolvimento empresarial da Power to Hydrogen, vencedora do Free Electrons em 2022, citado em comunicado.

Como programa global de inovação aberta, o Free Electrons irá concentrar-se nas possibilidades de desenvolvimento de projetos e negócios entre startups e agentes da indústria. O objetivo é encontrar soluções que possam ter impacto na transição energética, em áreas como as energias renováveis, redes inteligentes, gestão de energia, mobilidade sustentável, armazenamento de energia, flexibilidade, hidrogénio verde ou descarbonização.

Ao longo do próximo ano, os projetos selecionados terão a oportunidade de interagir com alguns dos maiores especialistas do setor e apresentar as suas inovações em vários módulos e grupos de trabalho em diferentes geografias. Enquanto programa global de inovação aberta e colaborativa entre startups e líderes mundiais do setor da energia, o Free Electrons já investiu nos últimos cinco anos mais de 37 milhões de euros em projetos-piloto que participaram desta iniciativa e puderam assim ver escalar a sua ideia de negócio.

As inscrições podem ser feitas até 28 de janeiro em www.freeelectrons.org.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP lança nova edição do Free Electrons. Procura as startups mais inovadoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião