Grupo Águas de Portugal aumenta salários em 1,2% com retroativos a janeiro

A decisão surge após os vários meses de negociações para revisão do Acordo Coletivo de Trabalho ainda não terem levado a um acordo entre as partes.

O grupo Águas de Portugal (AdP) decidiu proceder a uma atualização salarial de 1,2% para o ano ainda em curso e rever a base remuneratória mínima para os 732 euros (27 euros acima do Salário Mínimo Nacional). Será igualmente atualizada a base remuneratória da carreira profissional de Técnico Superior de 902 euros para 1.268 euros. As medidas terão efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2022, anunciou a empresa numa comunicação interna a que o ECO/Pessoas teve acesso.

A decisão surge após vários meses de negociações para revisão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), com a participação ativa das estruturas sindicais subscritoras e do Grupo Águas de Portugal, e que ainda não levaram a um acordo entre as partes. Contudo, a companhia defende que não quis deixar de concretizar a atualização salarial para o corrente ano de 2022, considerando que esta decisão, além de necessária, defende a melhoria das condições de trabalho das pessoas.

A proposta dos sindicatos para o próximo ano está, no entanto, em valores superiores. Os trabalhadores das empresas do grupo AdP reclamam um aumento salarial de 90 euros a partir de 2023 e um salário base de 900 euros.

Sustentando que “em 2021 o grupo AdP lucrou 83,3 milhões de euros (um aumento de 6% face ao ano anterior) e mais de 400 milhões de euros nos últimos 10 anos, o que diz bem da sua saúde financeira”, os sindicatos denunciam que a empresa “insiste em praticar uma política de estagnação salarial, numa estratégia assente no conceito de ‘milhões para os acionistas, migalhas para os trabalhadores'”.

Ainda é reclamado o respeito pelas normas de segurança e saúde no trabalho, a melhoria das condições laborais, a aplicação do acordo de empresa da EPAL a todos os trabalhadores ao serviço desta empresa e um período de trabalho de sete horas diárias e 35 horas semanais no grupo AdP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Águas de Portugal aumenta salários em 1,2% com retroativos a janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião