Bastonário será conhecido à segunda volta: escolha recai entre Fernanda de Almeida Pinheiro e Paulo Pimenta

Fernanda de Almeida Pinheiro e Paulo Pimenta vão a votos a 13, 14 e 15 de dezembro para o cargo de bastonário da Ordem dos Advogados. A única mulher na corrida foi a mais votada na primeira volta.

Já há uma short-list de candidatos ao próximo bastonário da Ordem dos Advogados. Os advogados Paulo Pimenta (4.228 votos) e Fernanda de Almeida Pinheiro (4.381 votos) foram os mais votados no ato eleitoral que decorreu de segunda a quarta-feira por voto eletrónico. A única mulher concorrente ao cargo foi a mais votada, com cerca de 21,14%.

Paulo Pimenta, atual presidente do Conselho Regional do Porto, obteve 20,41% dos votos. O atual bastonário, Luís Menezes Leitão, ficou em terceiro lugar, com 3.349 votos (16,16%), seguido de Rui da Silva Leal, com 2.705 votos (13,06%), de António Jaime Martins, com 2.673 votos (12,9%), Paulo Valério com 2.285 votos (11,3%) e Varela de Matos, com 1.098 votos (5,30%). No total, votaram 23.915 advogados, cerca de 50% do total da classe: 2.954 votaram em branco e 242 votos foram considerados nulos. No último ato eleitoral — em 2019 — votaram 24126 advogados.

Fernanda de Almeida Pinheiro foi a candidata mais votada.

“O resultado eleitoral determinou a realização de segunda volta com a participação da Lista A. Estando tudo em aberto, impõe-se felicitar a candidatura que participará na segunda volta e cumprimentar as demais candidaturas que se apresentaram à eleição. Entraremos nesta nova etapa com a noção da expectativa criada em torno da Lista A e das responsabilidades inerentes”, disse Paulo Pimenta, ao final da noite de quarta-feira.

“Continuaremos fiéis aos propósitos que motivaram a nossa candidatura e continuaremos a defender aquilo que entendemos ser o melhor para o futuro da Ordem dos Advogados, da advocacia e de todos os colegas. Continuaremos a contar com o apoio e a dedicação dos nossos mandatários – tanto o mandatário nacional, Bastonário Rogério Alves, como os mandatários regionais –, bem assim com o empenho de todos quantos, ao longo da campanha eleitoral, nos mais diversos pontos do país e nas mais diversas circunstâncias, se associaram à nossa candidatura e, naturalmente, com todos os Colegas que escolheram a Lista A para assumir a condução dos destinos da Ordem dos Advogados”, acrescentou.

“Procuraremos levar mais longe e a mais Colegas a nossa mensagem, sempre guiados pela preocupação de devolver à Ordem dos Advogados a reputação e o prestígio institucional que lhe são inerentes, de dignificar a advocacia e de melhorar as condições em que os Advogados exercem a sua atividade. Tudo será feito num espírito construtivo, com moderação e com sentido de responsabilidade, com inteiro respeito pela candidatura adversária e com a noção que a imagem que resultar desta nova etapa eleitoral se repercutirá na imagem que a comunidade e os cidadãos terão da Ordem dos Advogados e da advocacia“.

Advocatus Summit Porto - 22SET20
Paulo Pimenta, presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos AdvogadosHugo Amaral/ECO

Assim, o próximo bastonário da Ordem dos Advogados (OA) está cada vez mais perto de ser revelado. As votações para os representantes dos 33.937 advogados do país para eleger os novos órgãos nacionais e regionais da OA foram conhecidas esta quinta-feira, mas a sucessão de Luís Menezes Leitão só será conhecida em meados de dezembro, já que nesta primeira volta nenhum dos candidatos conseguiu mais de 50% dos votos. Para a liderança da OA no triénio 2023-2025 estavam sete candidatos: António Jaime Martins, Fernanda de Almeida Pinheiro, Luís Menezes Leitão, Paulo Pimenta, Paulo Valério, Rui da Silva Leal e Varela de Matos.

As votações para eleger o 28.º bastonário decorreram eletronicamente desde as 0h00 de segunda-feira e encerraram às 20h desta quarta-feira. Nesta votação são necessários 50% dos votos validamente expressos para que o próximo bastonário seja eleito na primeira volta. Como tal não aconteceu, irá decorrer uma segunda volta com as duas listas mais votadas. Esta segunda volta está agendada para decorrer entre dia 13 e 15 de dezembro.

A votação decorreu numa plataforma com acesso limitado à devida credenciação. Desde o último ato eleitoral, em 2019, que os advogados utilizam o método de voto eletrónico. A extinção do voto em papel foi aprovada em julho de 2019, em assembleia geral, ainda assim não foi consensual a implementação do novo método.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bastonário será conhecido à segunda volta: escolha recai entre Fernanda de Almeida Pinheiro e Paulo Pimenta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião