Clientes da EDP Comercial passam a ter contratos de três meses

  • ECO
  • 3 Dezembro 2022

Contratos trimestrais dão “maior flexibilidade para, quando o mercado voltar a estabilizar, o preço poder ser revisto mais rapidamente”, justifica a empresa, que vai subir fatura da luz em 3% em 2023.

Em vez dos habituais contratos com a duração de um ano e renovação automática, a EDP Comercial está a privilegiar o estabelecimento de contratos de apenas três meses, renováveis por iguais períodos, com os clientes do segmento doméstico e de pequenos negócios para o fornecimento de eletricidade e gás natural.

A notícia desta passagem para contratos particularmente curtos é avançada este sábado pelo jornal Público, que cita fonte oficial da empresa liderada por Vera Pinto Pereira a justificar a alteração, que está a comunicar aos clientes, com a possibilidade de “maior flexibilidade para, quando o mercado voltar a estabilizar, o preço poder ser revisto mais rapidamente”.

Advocatus Summit 2021 - 20/21MAI21
Vera Pinto Pereira, CEO EDP ComercialHugo Amaral/ECO

A EDP Comercial, que no caso da eletricidade serve a maioria dos clientes que estão no mercado livre, já anunciou que vai aumentar em cerca de 3% o valor da fatura da luz dos clientes residenciais. A atualização vai acontecer no arranque do próximo ano, refletindo a “volatilidade” do custo de aquisição de energia.

Esta variação reflete a “volatilidade” do custo de aquisição de energia e inclui uma atualização do tarifário da EDP Comercial e uma melhor estimativa do que será o custo do mecanismo ibérico temporário para colocar limites ao preço médio do gás na produção de eletricidade, a cerca de 40 euros por Megawatt-hora (MWh). “O custo deste mecanismo irá variar mensalmente e estará discriminado na fatura de cada cliente”, indicou a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clientes da EDP Comercial passam a ter contratos de três meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião