Galp estima descida das faturas da luz a partir de janeiro, mas ainda não diz quanto

Empresa diz que estima uma descida do valor das faturas a partir de janeiro numa carta aos clientes com a atualização dos preços da eletricidade em janeiro. Redução deverá ser muito ligeira.

A Galp está a enviar cartas aos clientes com a atualização das tarifas de eletricidade a partir de janeiro, estimando que o valor das faturas irá descer. A diminuição do preço do termo fixo deverá compensar o aumento do custo da energia.

“Considerando a redução proposta pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) para as tarifas de acesso às redes a vigorar em 2023, apresentada no comunicado publicado a 17 de outubro de 2022, estima-se que se verifique uma redução do preço final da sua fatura”, diz a missiva que está ao chegar aos clientes.

Segundo explicou fonte oficial da Galp ao ECO, a redução será ligeira e não pode ser quantificada até a ERSE publicar os valores finais das tarifas, o que acontecerá a 15 de dezembro de 2022. No já referido comunicado, o regulador afirma que, “em 2023, as tarifas de Acesso às Redes observam reduções significativas, passando o seu valor a ser negativo para os consumidores em todos os níveis de tensão”.

“Face ao nível de preços observado em 2022 no mercado regulado, esta redução da tarifa de Acesso às Redes contribui para uma diminuição de cerca de -35% na fatura final dos consumidores industriais e de cerca de -80%, na fatura final dos consumidores domésticos, aliviando assim a pressão dos aumentos dos preços de energia registados no mercado grossista nos preços finais pagos pelos clientes, tanto no mercado regulado como no mercado liberalizado”, acrescenta a ERSE.

É a descida destas tarifas de acesso à rede, que correspondem ao termo fixo ou termo de potência, que justificam a estimativa de diminuição do valor das faturas feita pela Galp, compensando o aumento do custo da energia. A atualização de preços enviada aos clientes da Galp considera ainda as tarifas de acesso às redes atualmente em vigor, sendo posteriormente.

A potencial descida da fatura será tanto maior quanto menor for o consumo de eletricidade. Isto porque enquanto o termo de potência é um valor diário fixo, a energia é variável. Por exemplo, para um cliente com uma potência contratada de 6,9 kva que consuma 5.000 KWh de eletricidade por ano, o termo de potência representa 10% da fatura e a energia 90%. Se a potência contratada for de 10,35 kva, o peso será de 14% e 86%, respetivamente.

Além da atualização das tarifas, os clientes poderão ver o preço cobrado mudar caso exista renovação do contrato, já que poderão passar a pagar o valor referente ao custo do mecanismo ibérico que permite limitar a subida dos preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp estima descida das faturas da luz a partir de janeiro, mas ainda não diz quanto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião