Portugal continua a perder 10% em IRC para paraísos fiscais

  • ECO
  • 5 Dezembro 2022

Lucros transferidos de multinacionais que operam em Portugal para territórios de tributação inferior subiram de 2,6 mil milhões em 2015 para 3,4 mil milhões em 2019.

Um estudo publicado através do Observatório Fiscal Europeu, e citado pelo Jornal de Negócios (acesso pago), mostra que, em 2019, Portugal perdeu cerca de 630 milhões de euros em IRC, o equivalente a cerca de 10% da totalidade da receita arrecadada com este imposto naquele ano. Em causa está o facto de algumas empresas terem transferido os seus lucros para países considerados paraísos fiscais.

Os lucros transferidos de multinacionais que operam em Portugal para territórios de tributação inferior subiram de 2,6 mil milhões de euros em 2015 para 3,4 mil milhões de euros em 2019. Com isto, as multinacionais conseguiram evitar pagar cerca de 630 milhões de euros de imposto em Portugal, alega o referido estudo, dos economistas Ludvig Wier e Gabriel Zucman.

Face a 2015, a receita de IRC perdida aumentou ligeiramente, concluem os autores — nesse ano, os impostos por pagar representaram 9%. Mas foi em 2016 que Portugal mais perdeu — 11% da receita com IRC. Em comparação com outros países da OCDE, Portugal está na média, diz o Negócios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal continua a perder 10% em IRC para paraísos fiscais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião