Brent cai mais de 3% no primeiro dia do teto ao petróleo russo

  • Joana Abrantes Gomes
  • 5 Dezembro 2022

Em Londres, o barril de Brent para entrega a 29 de dezembro, que serve de referência às importações europeias, desvaloriza 3,07% para 82,93 dólares.

Depois de iniciarem o dia a subir quase 2%, os preços do petróleo inverteram a tendência e estão agora em queda acentuada de mais de 3%, na sequência de dados sobre o setor dos serviços nos EUA levantarem preocupações de que a Reserva Federal (Fed) possa continuar com a sua política agressiva de subida das taxas de juro.

Pelas 20h15, o barril de Brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações nacionais, desvaloriza 3,07% para 82,93 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, perde 3,31% para 77,3 dólares.

A descida dos preços do crude acontece no dia em que entrou em vigor o embargo da União Europeia (UE) à importação de petróleo bruto da Rússia por via marítima, dias depois de os 27 Estados-membros terem acordado também um limite de preço – 60 dólares – para que as transações de petróleo russo que envolvam empresas europeias. Além disso, os países da OPEP+ anunciaram que vão manter os cortes na produção da matéria-prima.

A atividade da indústria de serviços dos Estados Unidos recuperou inesperadamente em novembro, o que oferece mais uma prova do impulso subjacente na economia. No entanto, estes dados desafiam a expectativa de que a Fed possa abrandar o ritmo e a intensidade dos seus aumentos das taxas de juro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brent cai mais de 3% no primeiro dia do teto ao petróleo russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião