Moçambique lança sistema de vistos pela Internet

  • Lusa
  • 5 Dezembro 2022

O eVISA deverá “simplificar os procedimentos para a obtenção de vistos”, disse o presidente do país, Filipe Nyusi.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, lançou esta segunda-feira, em Maputo, o sistema eletrónico de vistos para entrada no país, que funciona no endereço evisa.gov.mz na Internet.

O novo sistema, denominado eVISA, deverá “simplificar os procedimentos para a obtenção de vistos”, referiu o chefe de Estado durante a cerimónia de abertura do Conselho Coordenador do Ministério do Interior. O eVisa faz parte do pacote de medidas de aceleração da economia anunciado pelo Governo em agosto, promovendo “boas práticas para a redução da burocracia”, contribuindo para a “melhoria do ambiente de negócios”, sublinhou.

Em particular, o chefe de Estado espera que o novo sistema de emissão de vistos venha a “impulsionar” o setor do turismo. O Presidente de Moçambique pediu ao Serviço Nacional de Migração (Senami), responsável pela gestão da plataforma, que esteja à altura das exigências do novo modelo, treinando os procedimentos.

“Alguns vão complicar, porque isso corta a corrupção”, admitiu Nyusi, apelando à divulgação do serviço e à prestação de “serviços de qualidade, flexíveis e sempre focados para solução e não para criar dificuldades”. “Que seja a marca de que o nosso país precisava para mudar o curso da sua história no tocante à atração de investimentos externos, sem descurar os aspetos de segurança“, concluiu.

O portal eVisa pede um registo do interessado, que depois poderá entrar para obter esclarecimentos, enviar a documentação necessária ao tipo de visto pretendido (turístico, negócios, humanitário ou outro) e aguardar pela resposta. Em caso de deferimento é enviado um visto preliminar, que deve ser apresentado à entrada em Moçambique, altura em que se efetua o respetivo pagamento e é emitido o visto efetivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moçambique lança sistema de vistos pela Internet

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião