Hoje nas notícias: VIC Properties, Saúde e seguros

  • ECO
  • 7 Dezembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Portuguesa VIC Properties quer entrar no Nasdaq. Seis concelhos concentram super-ricos portugueses. Lei do direito ao esquecimento continua por aplicar um ano depois. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia.

Portuguesa VIC Properties quer entrar no Nasdaq

A promotora imobiliária VIC Properties está a negociar a entrada em bolsa com a BurTech, uma special purpose acquisition company (SPAC), que é um tipo de veículo financeiro que permite a chegada à bolsa de forma mais fácil e económica. Já foi assinado um acordo preliminar, tendo a VIC uma carta de intenções para vir a ser cotada no Nasdaq através da fusão com a BurTech. A VIC Properties conta, face a este negócio, com uma avaliação pré-financiamento de 500 milhões de dólares, o que representa um enterprise value (incluindo dívida) superior a 1,1 mil milhões de dólares.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Seis concelhos concentram super-ricos portugueses

Os 0,1% mais ricos do país estão concentrados, sobretudo, em seis concelhos: Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra, Porto e Vila Nova de Gaia, de acordo com o Gabinete de Estudos do Ministério das Finanças, com base nos rendimentos declarados e englobados no IRS. A análise indica que são muito poucas as famílias que pagam taxa máxima de IRS: os 0,1% mais ricos receberam, em média, 264,4 mil euros em 2020, mas pagaram uma taxa de IRS de 42,25%.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).

Lei do direito ao esquecimento continua por aplicar um ano depois

A lei do direito ao esquecimento nos seguros está em vigor desde 1 de janeiro, mas somam-se as denúncias de casos que comprovam que não está a ser aplicada. A lei prevê que pessoas com algumas patologias (ou com historial de determinadas doenças) deixem de ser discriminadas no acesso a créditos bancários ou na contratação de seguros. Embora tenha sido aprovada em 2021 e entrado em vigor em janeiro deste ano, o Governo ainda não avançou com o acordo nacional relativo ao acesso ao crédito e a contratos de seguros sem o qual a lei não pode ser efetivamente cumprida.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Novas regras de licenciamento opõem Governo e ambientalistas

O Governo pretende divulgar esta quarta-feira as principais alterações ao processo de licenciamento ambiental para acelerar a instalação de parques solares e de projetos de produção de hidrogénio verde, facilitar a reutilização de águas residuais para a rega de jardins e campos de golfe e aliviar as autorizações necessárias à manutenção da atividade industrial. “Simplificar” e “encurtar prazos” de licenciamento são as ideias-chave deste plano para “cumprir os objetivos e desafios ambientais” que o país “tem em curso” na área da energia, uso da água e descarbonização da economia.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Ministério quer “Via Verde” para centros de saúde o mais rápido possível

O ministro da Saúde reuniu com as direções de todas as unidades de Lisboa e Vale do Tejo, com a Administração Regional de Saúde (ARS) e com o INEM, para tentar agilizar o mais rápido possível algumas das medidas que integram o Plano de Resposta Sazonal da Saúde ao Inverno 2022-23 para libertar os serviços de urgência. Foi pedido às unidades que acelerem a operacionalização da “Via Verde ACES”, para que os utentes triados com pulseira verde ou azul possam ser referenciados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definida (próximas 24 horas).

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: VIC Properties, Saúde e seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião