Europeus esperam desaceleração nos preços das casas em 2023

Consumidores inquiridos pelo BCE em outubro esperavam que o preço da respetiva casa aumente 3% nos 12 meses seguintes, contra a expectativa de crescimento de 3,4% no mês anterior.

Os cidadãos europeus estão a antecipar um abrandamento na subida dos preços das casas nos próximos meses. No inquérito às expectativas dos consumidores do Banco Central Europeu (BCE) relativo a outubro, que foi publicado esta quarta-feira, os inquiridos antecipam uma subida de 3% nos preço da respetiva habitação nos próximos 12 meses, uma taxa inferior à de 3,4% que era apontada em setembro.

O estudo divulgado esta quarta-feira mostra que os cidadãos do euro esperam que o crescimento do valor do seu imóvel seja de 3% nos 12 meses seguintes. Ou seja, há um menor otimismo, antecipando-se uma desaceleração do mercado imobiliário, uma vez que os consumidores apontavam para uma subida de 3,4% dos preços da habitação em setembro.

Os europeus também esperam que as taxas de juro do crédito à habitação continuem a aumentar. Apontam para uma taxa de 4,7% em 2023, o equivalente a uma subida de 1,4 pontos percentuais face ao início de 2022, segundo o inquérito.

“A perceção de acesso ao crédito de ambos os consumidores nos últimos 12 meses e as expectativas de acesso ao crédito nos próximos 12 meses diminuíram significativamente”, diz ainda o BCE. Apesar disso, a fatia de consumidores que dizem ter pedido um crédito nos últimos três meses aumentou para 13,9% em outubro face a 12,2% em julho.

Em setembro, o BCE apontou para uma descida de até 9% nos preços das casas nos próximos dois anos, fruto da subida das taxas de juro no crédito habitação. Isto porque “a dinâmica do mercado imobiliário é muito sensível às taxas das hipotecas”, explicaram os economistas que assinaram o artigo publicado no mais recente “Boletim Económico” do regulador europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europeus esperam desaceleração nos preços das casas em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião