Costa confirma que Novo Banco deve ser vendido até ao final da semana
O primeiro-ministro confirmou que o processo da venda do Novo Banco deverá ficar concluído até ao final desta semana.
O primeiro-ministro, António Costa, confirmou esta terça-feira que o Governo espera fechar o dossiê da venda do Novo Banco até ao final desta semana: “Sim, é essa a perspetiva que temos”, disse, em declarações aos jornalistas, na Madeira, transmitidas pela RTP3.
As negociações para a venda do Novo Banco têm decorrido com o Lone Star. Apesar do acordo de princípio que foi fechado com a Comissão Europeia — e que exigia que o Fundo de Resolução vendesse a totalidade do banco até agosto deste ano — está em cima da mesa a possibilidade de o Lone Star ficar apenas com 75%. Os restantes 25% continuariam na esfera pública.
Contudo, os bancos já se mostraram descontentes com a hipótese de ser o Fundo de Resolução a ficar acionista do Novo Banco, conforme noticiou esta terça-feira o Público. Por seu lado, Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, também já frisou que se for o Estado a ficar com essa participação sem qualquer direito de intervenção na gestão, então esta solução configura “o pior dos dois mundos”.
Há uma diferença entre ser o Estado ou o Fundo de Resolução a ficar com 25% do capital do Novo Banco. É certo que ambos são entidades das Administrações Públicas, mas o Fundo de Resolução é exclusivamente financiado pela banca. Se for o Fundo de Resolução a ficar com os 25%, tem de participar nos aumentos de capital. Até pode recorrer ao Estado para fazer um empréstimo para fazer esse investimento, mas são os bancos que ficam com a obrigação de, com as suas contribuições para o Fundo, pagar esse empréstimo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa confirma que Novo Banco deve ser vendido até ao final da semana
{{ noCommentsLabel }}