Trabalhadores dos Silos de Leixões anunciam greve para dias 9 e 12 de dezembro

  • Lusa
  • 7 Dezembro 2022

A paralisação, a 9 e 12 de dezembro, vai afetar "todas as cargas e descargas de cereais, nomeadamente o abastecimento à indústria alimentar, de moagens e panificação, e a descarga de navios".

Os trabalhadores dos Silos de Leixões vão fazer greve nos dias 9 e 12 de dezembro por aumentos salariais, anunciou esta quarta-feira o Sindicato dos Trabalhadores da agricultura e das indústrias de alimentação, bebidas e tabacos de Portugal (SINTAB).

O sindicato prevê, em comunicado, que a paralisação afete “todas as cargas e descargas de cereais, nomeadamente o abastecimento à indústria alimentar, de moagens e panificação, e a descarga de navios, desde as 00:00 do dia 08 de dezembro até às 08:00 do dia 13”.

De acordo com a nota, está ainda agendada a realização de um plenário de trabalhadores para dia 13, onde será feito um balanço da greve “e decididas novas formas de luta, caso a empresa mantenha a sua irredutibilidade perante as reivindicações apresentadas”.

Segundo o SINTAB, os trabalhadores estiveram 12 anos sem aumentos salariais nem direito a contratação coletiva, depois de a empresa ter afastado o Acordo Empresa da Silopor, após o início da concessão. “Perante a luta dos trabalhadores, e em resultado desta, a empresa processou, no ano passado, e à margem das negociações, aumentos salariais residuais, bem longe da reivindicação de 200 euros que os trabalhadores apresentaram“, afirma o sindicato.

O SINTAB refere ainda que os aumentos aconteceram antes do atual momento de subida do custo de vida, que veio prejudicar “ainda mais” o poder de compra dos trabalhadores.

“Já este ano, perante a insistência do SINTAB, a empresa declarou não querer sequer discutir aumentos de salários e muito menos a aplicação de contratação coletiva“, afirma o sindicato, acrescentando que a administração da empresa tentou, nos últimos dias, impedir a realização da greve, considerando-a ilegal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores dos Silos de Leixões anunciam greve para dias 9 e 12 de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião