OPA à EDP Renováveis leva Lisboa a máximos de 10 meses

A ações da EDP Renováveis valorizaram mais de 10% após a OPA da EDP. Animada pela oferta, a bolsa lisboeta avançou, registando o melhor desempenho na Europa.

A bolsa lisboeta fechou em máximo de 10 meses. O PSI-20 avançou para níveis de 2 de junho graças à OPA (oferta pública de aquisição) da EDP sobre a EDP Renováveis, o que puxou pelas ações das duas cotadas. Lisboa terminou o dia com o melhor desempenho entre as principais bolsas europeias, tendo o melhor desempenho em quase dois meses ao valorizar 2,76%. O principal índice europeu Stoxx 600 fechou a subir mais de 0,5%.

Depois do anúncio da OPA esta segunda-feira à noite, as ações da EDP Renováveis ultrapassaram o valor oferecido por ação (6,80 euros): os títulos fecharam nos 6,90 euros, aumentando 10,10% face à sessão anterior. As ações da casa mãe, a EDP, seguiram o mesmo caminho com uma valorização de 4,16% para os 3,06 euros por título.

Caso a OPA seja bem-sucedida, a própria EDP beneficiará de um maior potencial dada a absorção por completo da EDP Renováveis, empresa em que já detém uma participação superior a 77,5%. Além disso, a energética portuguesa anunciou esta segunda-feira que, para financiar a OPA, vendeu a Naturgas em Espanha por 2,5 mil milhões de euros, o que terá um impacto esperado de cerca de 2,3 mil milhões de euros na redução da dívida líquida da EDP em 2017.

A EDP é uma das cotadas com mais peso na bolsa, de tal forma que acabou por arrastar consigo o índice nacional. Essa influência verificou-se especialmente nas energéticas cotadas no PSI-20: a Galp valorizou 2,69% para os 13,76 euros por ação e a REN subiu 1,36% para os 2,76 euros por ação.

Mas não foram só as energéticas que foram iluminadas esta terça-feira. O BCP valorizou 2,88% para os 18,56 cêntimos por ação, uma subida generalizada para as restantes cotadas como a Altri, a Corticeira Amorim, os CTT, a Navigator e a Sonae.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPA à EDP Renováveis leva Lisboa a máximos de 10 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião