OPA da EDP leva bolsa a máximos do verão

A OPA da EDP sobre a EDP Renováveis está a puxar pelas ações das duas cotadas. E também pela bolsa, que está a negociar em máximos desde o verão.

A EDP lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis em que oferece 6,80 euros por cada ação, valor que será pago com o encaixe obtido com a venda da Naturgas. Uma OPA, e uma venda de ativos, que está a fazer disparar as ações das energéticas, levando a bolsa nacional a máximos desde o verão.

Enquanto a EDP Renováveis sobe quase 10%, superando mesmo o valor da OPA proposta pela casa mãe, que já detém 77,5% do capital da empresa de energias verdes, a EDP ganha mais de 4%, tendo chegado a subir 5%. Uma forte valorização por parte de uma das cotadas com maior peso no índice nacional, o que está a puxar pelo PSI-20.

O PSI-20 está a destacar-se entre os principais índices europeus aos valorizar mais de 2% enquanto o Stoxx 600 ganha ligeiros 0,33%. Esta valorização está a levar o índice português para os 4.820,94 pontos, tendo chegado a cotar nos 4.828,34 pontos, atingindo assim um máximo desde meados de agosto.

Esta forte valorização, a segunda mais expressiva da bolsa nacional este ano, está a permitir uma subida de 100 pontos no valor do índice que, assim, eleva para mais de 3% a subida acumulada este ano. Apesar do desempenho, a praça nacional continua com um saldo positivo aquém das restantes praças europeias que registam ganhos em torno dos 3%. A bolsa espanhola soma mais de 10%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPA da EDP leva bolsa a máximos do verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião