EDP fecha venda da Naturgas e financia OPA

Eléctrica liderada por António Mexia fechou a venda da rede de gás natural em Espanha por 2.591 milhões de euros. Com isto financia a OPA sobre a EDP Renováveis. Alcança mais-valia de 700 milhões.

A EDP vendeu a Naturgas por 2.591 milhões de euros, num negócio que vai servir para financiar a Oferta Pública de Aquisição (OPA) da eléctrica liderada por António Mexia sobre a EDP Renováveis.

Em comunicado enviado momentos depois do lançamento da OPA, a EDP informa sobre a aceitação de uma oferta da Nature Investments, um veículo criado pelo consórcio composto pela Covalis Capital e pela White Summit Capital. Acordo será assinado no próximo mês.

“A oferta por 100% da Naturgas corresponde a um Firm Value de 2.591 milhões de euros, tendo um impacto esperado de cerca de 2,3 mil milhões de euros na redução da dívida líquida da EDP em 2017″, diz a EDP. “O encaixe financeiro resultante desta alienação será parcialmente aplicado na igualmente anunciada hoje potencial aquisição de ações da EDP Renováveis, atualmente detidas por acionistas minoritários, enquanto o valor remanescente se destinará à redução da dívida e nível de endividamento da EDP”, adianta ainda a empresa elétrica nacional.

"A oferta por 100% da Naturgas corresponde a um Firm Value de 2.591 milhões de euros, tendo um impacto esperado de cerca de 2,3 mil milhões de euros na redução da dívida líquida da EDP em 2017. (…) O encaixe financeiro resultante desta alienação será parcialmente aplicado na igualmente anunciada hoje potencial aquisição de ações da EDP Renováveis, atualmente detidas por acionistas minoritários, enquanto que o valor remanescente se destinará à redução da dívida e nível de endividamento da EDP.”

EDP

CMVM

A assessorar a operação estiveram a JPMorgan Asset Management, o Abu Dhabi Investment Council e o Swiss Life Asset Managers.

O valor da operação fica acima do esperado pelos analistas. O Haitong atribuía um valor de 2.100 milhões de euros à Naturgas.

Mais-valia de 700 milhões de euros

A EDP diz que a transação representa uma mais-valia líquida de cerca de 700 milhões de euros em 2017. A operação não terá impacto nos resultados do primeiro trimestre. A conclusão da transação ainda está dependente das habituais aprovações regulatórias.

A Naturgas é uma subsidiária da EDP para a distribuição de gás em Espanha, dispondo de mais de um milhão de pontos de abastecimento de gás natural e gás propano liquefeito, nas regiões do País Basco, Cantábria e Astúrias.

O EBITDA — lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações — da Naturgas situou-se nos 165 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 20h16)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP fecha venda da Naturgas e financia OPA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião