Imigrantes pagam contribuições recorde de 1.200 milhões à Segurança Social em 2021

  • ECO
  • 21 Dezembro 2022

Em 2021 bateu-se o recorde no número de contribuintes estrangeiros em Portugal, 475.892, bem como do valor das suas contribuições para a Segurança Social, que atingiu 1.293,2 milhões de euros.

No ano passado, foi batido o recorde no número de contribuintes estrangeiros em Portugal (475.892). E também o montante das suas contribuições para a Segurança Social foi o mais alto de sempre, tendo atingido 1.293,2 milhões de euros, revelam os “Indicadores de Integração de Imigrantes — Relatório Estatístico Anual 2022” do Observatório das Migrações, citado pelo Público.

Segundo a informação referida pelo jornal, o número de imigrantes que contribuíram para a Segurança Social representou 10,1% do total de contribuintes. Ou seja, apesar do aumento de custos das prestações sociais que beneficiaram os imigrantes em 2020 e 2021, foram “atingidos saldos financeiros bastante positivos e inéditos”. Mais de 802,3 milhões de euros em 2020 e de mais 968 milhões de euros em 2021, revela o relatório.

“Globalmente, a população estrangeira residente em Portugal tem um papel importante para contrabalançar as contas do sistema de Segurança Social, contribuindo para um relativo alívio do sistema e para a sua sustentabilidade”, conclui o documento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Imigrantes pagam contribuições recorde de 1.200 milhões à Segurança Social em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião