Segurança Social alvo de ataque informático

Segurança Social garante que, até ao momento, nada indicia ter havido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas.

A Segurança Social foi alvo de uma ataque informático, desconhecendo-se ainda a dimensão do ataque e quais as informações que forma acedidas. A instituição admite ter sido “alvo de um ciberataque”, mas para já garante que, até ao momento, nada indicia ter havido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas.

A Segurança Social confirma a informação avançada em primeira mão pelo Observador (acesso pago), citando fonte da Polícia Judiciária (PJ), e explica que o ciberataque “resultou numa intrusão intencional e maliciosa na sua rede informática”.

“Da investigação forense do incidente de segurança, não foi apurado, até ao momento, qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas”, garantiu a Segurança Social num comunicado enviado às redações. “Foram de imediato desencadeadas as diligências necessárias, em estreita colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança, a Polícia Judiciária e especialistas em cibersegurança, no sentido de garantir a segurança dos sistemas e respetivos dados. A evolução desta situação será atualizada sempre que as circunstâncias assim o exijam”, diz o mesmo comunicado.

A CNN teve acesso ao email enviado internamente aos funcionários da Segurança Social, mas neste não é concretizada a data do ciberataque. Nesse email é explicado que “está em curso a investigação forense deste incidente”.

(Notícia atualizada com o comunicado da Segurança Social)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segurança Social alvo de ataque informático

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião