CEO do SNS admite fecho de “algumas maternidades”

Fernando Araújo admite replicar exemplo do Norte de criação de urgências especializadas no centro do país para melhorar atendimento aos pacientes.

O líder do Serviço Nacional de Saúde (SNS) admite o encerramento de “algumas maternidades”. No dia em que arrancou o plano de contingência para as urgências destas unidades de saúde, Fernando Araújo reconhece que é necessário mudar o sistema e replicar o exemplo do norte do país, com a criação de urgências especializadas.

“Poderão ser encerradas maternidades. Estamos a analisar os planos. Não é fácil quando vamos a maternidades do interior e tomar decisões desse tipo. Cada região tem o seu cenário. No início do próximo ano teremos de tomar decisões em algum sentido“, referiu o líder do SNS em entrevista à RTP1.

Fernando Araújo também defendeu que é necessário “replicar as urgências especializadas no centro do país, como acontece no norte”, citando exemplos de capitais europeias onde este modelo já existe. “Nem todos os hospitais têm de fazer tudo. Deve haver concentração de urgências especializadas. Mais vale ter menos, e prestar melhores cuidados, do que estar a dispersar”, acrescentou.

O líder do SNS admitiu ainda a revisão do despacho relativo ao pagamento das horas extraordinárias, que deixará de vigorar depois de 31 de janeiro. “O objetivo não é pagar melhor as horas extraordinárias mas tornar o ordenado base mais relevante, conforme a complexidade das tarefas”, nota Fernando Araújo. O diploma está a ser preparado com o Ministério das Finanças e poderá entrar em vigor em fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO do SNS admite fecho de “algumas maternidades”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião