Estado empresta 13,8 milhões à EDIA para ajudar a pagar factura energética
O empréstimo de médio e longo prazo foi contratualizado no passado dia 26 de dezembro.
A EDIA–Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A fechou um empréstimo com o Estado, passado dia 26 de dezembro, no valor de 13,82 milhões de euros, para “nomeadamente fazer face aos pagamentos de gastos com energia”. De acordo com o comunicado ao mercado, o empréstimo será de médio e longo prazo e foi contratualizado no passado dia 26 de dezembro.
A EDIA, que tem a gestão da barragem do Alqueva, indica que o crédito do Estado se destina a “satisfazer as necessidades de financiamento da empresa, nomeadamente para fazer face aos pagamentos de gastos com
energia”.
No relatório de atividades, do segundo trimestre de 2022, a empresa já indicava que o preço médio da energia estava quase três vezes superior face ao ano anterior – de 48 euros por MWhem 2021 para 136 euros em 2022. “Devido à crise geopolítica atual, com impacto significativo nos mercados de energia, verificámos em 2022 um aumento significativo nos preços do contrato de fornecimento de energia elétrica necessário à continuidade da exploração do sistema de distribuição de água“, referia a empresa.
Este documento detalhava ainda que os encargos com a energia atingiam os 2,67 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estado empresta 13,8 milhões à EDIA para ajudar a pagar factura energética
{{ noCommentsLabel }}