Tarifa base da inspeção de veículos ligeiros sobe para 27,80 euros em 2023

  • Lusa
  • 29 Dezembro 2022

Foi publicado um aumento das tarifas das inspeções técnicas de veículos em 2023, subindo dos 25,85 euros para 27,80 euros no caso dos ligeiros e de 13,02 euros para 14 euros nas motas, mais IVA

Um aumento em 2023 das tarifas das inspeções técnicas de veículos foi publicado esta quinta-feira, subindo dos atuais 25,85 euros para 27,80 euros no caso dos veículos ligeiros e de 13,02 euros para 14 euros nos motociclos, mais IVA.

Nos veículos pesados, a tarifa de inspeção sobe dos atuais 38,69 euros (sem IVA) para 41,60 euros a partir de 1 de janeiro.

O aumento das tarifas no próximo ano deve-se à taxa de inflação, argumenta o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) na deliberação publicada em Diário da República, na qual afirma ter tido em consideração a última atualização do Índice de Preços no Consumidor, efetuada em meados de dezembro e referente a novembro, resultando numa taxa de variação média anual (sem habitação) de 7,53%.

Há que proceder ao cálculo do impacto deste índice nas tarifas em vigor, de modo a uniformizar os valores a pagar em todos os Centros de Inspeção Técnica de Veículos (CITVs)”, lê-se no diploma assinado pelo Conselho Diretivo do IMT.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tarifa base da inspeção de veículos ligeiros sobe para 27,80 euros em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião