Oito distritos sob aviso amarelo até ao primeiro dia do ano

  • Lusa
  • 30 Dezembro 2022

Braga, Viana do Castelo, Porto e Aveiro estão sob aviso amarelo na noite da passagem de ano. No primeiro dia do ano, o aviso estará ativo em Viseu, Vila Real, Leiria e Coimbra.

Entre esta sexta-feira e domingo, oito distritos do norte e centro de Portugal continental estarão sob aviso amarelo por causa da chuva e, nalguns casos, devido ao vento e à agitação marítima. Estão sob aviso amarelo (o terceiro na escala) os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Braga, Viana do Castelo e Porto estão sob aviso amarelo na noite da passagem de ano, das 18h00 de sábado até às 9h00 de domingo, assim como Aveiro, das 22h00 de sábado às 12h00 de domingo. Já no primeiro dia do ano (das 9h00 às 18h00) está ativo o aviso em Viseu, Vila Real, Leiria e Coimbra.

Para hoje, o IPMA prevê períodos de chuva no norte e no centro, por vezes forte e persistente, e vento, por vezes forte, no litoral e terras altas do norte e do centro.

Na informação divulgada no site, o IPMA indica que o estado do tempo no continente e nas ilhas será afetado por “uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica”.

“Prevê-se períodos de chuva que poderão ser por vezes fortes no Minho e Douro litoral a partir do final do dia 31 de dezembro, coincidindo com a passagem de ano, sendo que a precipitação se estenderá ao restante território a partir da manhã do dia 1”, é referido num comunicado sobre o continente.

A chuva deve afetar a região sul “apenas na tarde do dia 1, passando gradualmente a regime de aguaceiros”, e irá diminuir de intensidade e frequência.

Para a Madeira, o IPMA prevê também precipitação entre sexta-feira e domingo, vento fraco a moderado (soprando por vezes forte nas terras altas) e temperaturas amenas, com máximas de 20 a 22 graus Celsius e mínimas de 17 a 18 graus.

Já nos Açores há uma descida de temperaturas, com as mínimas a rondar os 8/9 graus e as máximas a atingir 14/15 graus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oito distritos sob aviso amarelo até ao primeiro dia do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião