Secretária de Estado da Agricultura tem uma “limitação política”, diz Marcelo

  • ECO
  • 5 Janeiro 2023

Presidente da República considera que a secretária de Estado da Agricultura “tem uma limitação política” por ser familiar próxima de alguém acusado. Caso do marido “é um peso político negativo", diz.

Para o Presidente da República, não há caso de inconstitucionalidade ou idoneidade com a nova secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves. Porém, Marcelo Rebelo de Sousa diz que a questão é política. “Alguém, em abstrato, que tem uma ligação familiar próxima com alguém que é acusado num processo tem à partida tem uma limitação política”, apontou, abrindo a porta de saída à governante um dia depois de ter tomado posse.

Em causa está o facto de o marido de Carla Alves, Américo Pereira, estar acusado de três crimes pelo Ministério Público devido a um caso enquanto era presidente da Câmara de Vinhais.

“É um peso político negativo”, considera Marcelo em declarações transmitidas pela CNN Portugal. “Já seria um ónus político para o exercício de qualquer órgão político de natureza representativa e é naturalmente para uma função como esta”, acrescentou. Marcelo foi claro. Carla Alves está perante “uma realidade que constitui uma limitação política para o exercício da função”.

Questionado sobre se a secretária de Estado se devia demitir, o Presidente da República afirmou que esse é um “juízo” que a própria deve fazer. Disse mesmo que Carla Alves devia ter feito uma autoavaliação antes de ter aceitado o cargo no Governo. “Quando avançam para determinado lugar, as pessoas devem fazer um auto-escrutínio. Se eu não tenho nada legalmente que seja contra mim, mas se diminui a minha força política, isso é um juízo. Se achar que não diminui, depois o futuro dirá”, referiu.

O processo envolvendo o marido da secretária de Estado encontra-se em fase de instrução no Tribunal de Bragança, segundo apurou o ECO. Américo Pereira é um dos três arguidos, sendo acusado dos crimes de prevaricação, participação económica em negócio e de corrupção ativa. Por conta da investigação, uma conta bancária em que ambos são titulares foi arrestada, embora Carla Alves não seja acusada no processo.

Perante estes factos, o Ministério da Agricultura disse que “não há nenhuma questão que coloque em causa a nomeação” da secretária de Estado. Carla Alves “não é visada em qualquer processo-crime” e “nenhum processo judicial relativo ao seu marido sugere qualquer tipo de envolvimento” da nova governante, reagiu a tutela de liderada por Maria do Céu Antunes.

(Notícia atualizada às 19h44)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Secretária de Estado da Agricultura tem uma “limitação política”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião