Quais os fatores de atratividade de Portugal? Não é a competência da governação, dizem gestores

  • ECO
  • 5 Janeiro 2023

Numa lista de 15 indicadores, gestores nacionais escolheram 14 fatores (uns mais escolhidos do que outros) que tornam a economia portuguesa atrativa, menos um: “Competência da governação”.

Numa lista de 15 indicadores-chave que tornam a economia portuguesa atrativa, apenas um não teve qualquer resposta dos gestores nacionais que participaram inquérito da IMD: “Competência da governação”. Um resultado que é divulgado em plena crise governativa, na sequência do caso da TAP, e que levou o Parlamento a debater uma moção de censura ao Executivo de António Costa.

Ainda assim, os executivos portugueses valorizam a “Estabilidade e previsibilidade política”: foi um dos cinco fatores de atratividade mais escolhidos, logo atrás da “Mão-de-obra qualificada”, “Infraestrutura confiável”, “Competitividade dos custos” e “Atitude aberta e positiva”.

Fatores de atratividade de Portugal

A partir de uma lista de 15 indicadores, os entrevistados da Pesquisa de Opinião Executiva foram solicitados a selecionar os que consideram ser 5 principais fatores de atratividade da economia. Fonte: IMD

A “Competência da governação” – Competence of government – não teve qualquer resposta. Ou seja, se há áreas onde o país é atrativo, não é definitivamente esta, segundo os gestores, que também não consideraram o “Regime fiscal competitivo”, “Ambiente legal eficaz” e “Dinamismo da economia” como fatores onde Portugal consegue ser competitivo.

O resultado deste inquérito foi divulgado no relatório IMD World Competitiveness Booklet 2022, divulgado esta quarta-feira, e que coloca Portugal no lugar 42 das economias mais competitivas do mundo, menos seis posições do que no ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quais os fatores de atratividade de Portugal? Não é a competência da governação, dizem gestores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião