Costa mantém confiança na ministra da Agricultura. “Governo está coeso”, diz

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Janeiro 2023

O chefe de Governo assegura que o Executivo mantém-se "coeso", mesmo com a série de remodelações das últimas semanas. Sobre Carla Alves, diz que é um assunto "encerrado".

Sem comentar a notícia desta sexta-feira que dá conta de que Carla Alves informou a ministra da Agricultura, antes de tomar posse como secretária de Estado da pasta na passada quarta-feira, acerca da polémica das contas arrestadas, o primeiro-ministro reforçou a ideia de que o “Governo está coeso”, considerando não existirem motivos para que Maria do Céu Antunes se demita.

Até agora, nenhuma das remodelações teve que ver com a coesão do Governo“, afirmou António Costa, esta sexta-feira, em declarações aos jornalistas transmitidas pelas televisões. Apesar das consecutivas polémicas que têm assolado vários membros que compõem o seu Executivo, Costa disse que “o essencial tem sido assegurado”, nomeadamente “a estabilidade das políticas”.

Como exemplo, o chefe de Governo lembra a mudança no Ministério da Saúde, cuja tutela está nas mãos do ministro Manuel Pizarro na sequência da demissão de Marta Temido, no final de agosto do ano passado. “Aprovámos o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), aprovámos o diploma da direção executiva, a nova equipa nomeou a direção executiva, a direção executiva está a trabalhar e esse trabalho já começa a dar resultados”, elencou.

O primeiro-ministro comentou, no entanto, o caso da secretária de Estado da Agricultura demissionária, dizendo que Carla Alves “não foi objeto de qualquer acusação judicial”. “Foi questionada através do meu gabinete relativamente às suas contas [bancárias] e aquilo que disse é que era titular de uma conta conjunta e tinha declarado tudo o que tinha a declarar às Finanças. Ela própria entendeu apresentar a sua demissão. É um caso que está encerrado“, sustentou.

Questionado se acha que ainda tem mão no Governo, Costa brincou: “As minhas mãos estão aqui”. Ainda assim, admitiu que “ninguém gosta de ter problemas na sua organização”. “Não confundamos o que é essencial, e o que é essencial são os problemas que dizem respeito aos portugueses”, rematou.

(Notícia atualizada às 18h34)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa mantém confiança na ministra da Agricultura. “Governo está coeso”, diz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião