Ministra da Agricultura garante que desconhecia “envolvimento de Carla Alves em processos judiciais”

Maria do Céu Antunes nega que a secretária de Estado da Agricultura demissionária lhe tenha dado conhecimento do processo que envolve o marido e que provocou a sua saída 24 horas após tomar posse.

O Ministério da Agricultura e da Alimentação assegura esta sexta-feira que “a ministra Maria do Céu Antunes não tinha conhecimento de qualquer envolvimento de Carla Alves em processos judiciais”.

A garantia, através de comunicado oficial enviado às redações, surge na sequência de uma notícia do Público a dizer que, ainda antes de tomar posse na quarta-feira, a nomeada para a secretaria de Estado informou a titular da pasta sobre o processo que envolve o marido – e que acabou por conduzir ao pedido de demissão 24 horas depois da tomada de posse.

Já ao início da tarde desta sexta-feira, à entrada para as instalações do Ministério da Agricultura, em Lisboa, Maria do Céu Antunes repetiu apenas que “não tinha conhecimento do envolvimento da Carla Alves em qualquer processo judicial”. “Tive conhecimento através da Comunicação Social”, acrescentou. Deixou por responder as questões dos jornalistas sobre se não devia previamente ter sabido do episódio ou se se sente fragilizada politicamente. “Neste momento vou trabalhar”, rematou.

Na noite de quinta-feira, questionada pela SIC Notícias, a ministra disse apenas que “está tudo esclarecido” e que “o que tinha a dizer já disse em sede própria”. Já o gabinete do primeiro-ministro, António Costa, não respondeu ainda à questão sobre se sabia deste caso que envolve a ex-diretora regional de Agricultura do Norte e o marido, que é ex-presidente da Câmara de Vinhais.

Em causa estão as contas arrestadas que Carla Alves partilha com o marido, consequência de uma discrepância entre os rendimentos declarados pelo casal e o saldo existente nas contas bancárias entre 2013 e 2020.

Na quinta-feira, a ministra da Agricultura ainda veio em defesa da agora secretária de Estado demissionária, garantindo que nada colocava “em causa a nomeação” de Carla Alves. No entanto, horas depois, com a pressão de Marcelo Rebelo de Sousa, a governante acabou mesmo por apresentar mesmo a demissão, que foi “prontamente aceite” pelo Ministério.

(Notícia atualizada às 16h20 com declarações da ministra à entrada para o Ministério da Agricultura)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra da Agricultura garante que desconhecia “envolvimento de Carla Alves em processos judiciais”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião