Preço de bens agrícolas aumentou 24% na UE em 2022. Leite subiu quase 30% em Portugal

Invasão da Ucrânia, seca e aumento nos custos de energia impulsionaram preços dos produtos agrícolas. Em Portugal, os preços do leite subiram menos que a média comunitária.

O ano de 2022 foi marcado por uma subida generalizada nos preços e o setor da agricultura não foi exceção, principalmente devido à invasão da Ucrânia. O preço dos bens agrícolas disparou 24% na União Europeia (UE) em 2022, segundo os dados divulgados pelo Eurostat esta quinta-feira. O gabinete de estatísticas tem dados relativamente aos preços do leite, que subiram quase 30% em Portugal face a 2021.

O preço médio dos produtos agrícolas como um todo aumentou 24% entre 2021 e 2022 no bloco comunitário, sendo que as subidas mais expressivas foram nos cereais (+45%), ovos (+43%) e leite (+31%). “Com efeito, registaram-se subidas de preços em todos os grupos de produtos, com exceção da fruta (-3%)”, indica o Eurostat.

Além da invasão russa, que perturbou os mercados agrícolas globais em especial porque ambos os países são exportadores relevantes destes produtos, a seca generalizada e as pressões inflacionárias em custos como a energia também influenciaram esta evolução de preços.

Os preços médios dos cereais no seu conjunto e dos ovos aumentaram em todos os países da UE entre 2021 e 2022, tendência que se verificou também nos preços do leite. O Eurostat permite uma comparação entre os Estados-membros que mostra que os preços do leite em Portugal subiram menos que a média europeia. Mesmo assim, a subida foi de quase 30% de 2021 para 2022.

Os países com os maiores aumentos neste produto foram a Letónia, Lituânia e Hungria, impactados pela proximidade da guerra, com os preços a subirem cerca de 50%. Já França, Grécia, Chipre e Malta registaram as menores subidas nos preços do leite.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço de bens agrícolas aumentou 24% na UE em 2022. Leite subiu quase 30% em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião