Itália preparada para enviar mais armas para Ucrânia

  • Lusa
  • 12 Janeiro 2023

O país já terá enviado mais de 50 toneladas de material elétrico para a reconstrução da rede elétrica na Ucrânia, segundo o chefe da diplomacia italiana.

Itália está preparada para enviar um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, adiantou na quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-primeiro-ministro, Antonio Tajani. “Estamos a fazer tudo o que podemos pela Ucrânia. Estamos preparados para enviar mais armas… Obviamente, o Parlamento será informado antes de o fazer“, salientou.

De acordo com o governante, Itália já enviou “mais de 50 toneladas de material elétrico para a reconstrução da rede elétrica [ucraniana] destruída pelos ataques russos”.

“Estamos a conversar com os franceses sobre armas de defesa aérea”, sublinhou Tajani.

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse ainda que Itália reiterou toda “a sua intenção de apoiar a independência total da Ucrânia”, numa reunião na terça-feira entre a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o seu homólogo japonês, Fumio Kishida.

Após uma reunião do grupo de trabalho de Emergência Elétrica da Ucrânia, criado por Meloni, fontes disseram que o apoio à rede devia continuar, segundo a agência de notícias ANSA.

Também na quarta-feira, Tajani refutou as notícias que davam conta de que o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro havia pedido a cidadania italiana. “O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro não pediu cidadania italiana, mas creio que outros familiares a tenham solicitado, não sei como está a situação”, disse o ministro à Rádio Capital. A família do avô paterno de Bolsonaro é originária de Pádua, dando o direito ao ex-chefe de Estado brasileiro de pedir a cidadania italiana.

Tajani lembrou ainda que está “a acompanhar a situação no Brasil (…) com muita preocupação, condenando o que aconteceu”, após a invasão de apoiantes de Bolsonaro às sedes dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) da República Brasileira, em Brasília, no domingo. “As pessoas devem protestar de forma democrática, não a destruir edifícios institucionais”, afirmou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália preparada para enviar mais armas para Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião