Presidente da TAP ouvida no Parlamento na quarta-feira

  • Lusa
  • 12 Janeiro 2023

Christine Ourmières-Widener será ouvida na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas e Inovação depois de pedido potestativo apresentado pelo grupo parlamentar do Chega.

A presidente executiva da TAP vai ser ouvida no parlamento na próxima quarta-feira, dia 18, na sequência do requerimento potestativo (de caráter obrigatório) apresentado pelo Chega, para dar explicações sobre a indemnização paga à antiga secretária de Estado.

De acordo com a agenda da Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, disponibilizada no ‘site’ do parlamento, a audição de Christine Ourmières-Widener está marcada para dia 18 de janeiro, às 10:30.

Na segunda-feira, o presidente do Chega, André Ventura, anunciou que o partido iria chamar ao parlamento a presidente executiva da TAP, obrigatoriamente, para explicar a indemnização de Alexandra Reis, depois de o PS ter rejeitado a proposta de audição num primeiro momento.

“O Chega considera que é chegado o momento de requerer potestativamente audição à exma. presidente da Comissão Executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, para que finalmente consiga a Assembleia da República alcançar a verdade que tanta falta faz para dissipar a névoa que envolve toda esta novela”, lê-se no requerimento divulgado pelo partido naquele dia.

Também o ministro das Finanças, Fernando Medina, esteve na sexta-feira na Assembleia da República a dar explicações sobre o caso da indemnização de meio milhão de euros paga à antiga secretária de Estado Alexandra Reis, que levou à demissão do ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e a uma remodelação no Governo.

Na quarta-feira, num debate parlamentar, o primeiro-ministro considerou que a ex-secretária de Estado do Tesouro Alexandra Reis violou o estatuto do gestor público quando foi nomeada para a Navegação Aérea de Portugal (NAV) e não devolveu parte da indemnização que tinha recebido da TAP.

O PS já indicou que vai viabilizar uma comissão de inquérito parlamentar sobre a TAP proposta pelo BE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da TAP ouvida no Parlamento na quarta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião