GoParity levanta dois milhões de euros. Aponta mira a Espanha e Canadá

O objetivo da ronda foi superado e perfez um total de dois milhões, com investimento institucional e 600 mil euros da comunidade de investidores da Goparity. Startup quer recrutar 15 pessoas.

Depois de, pouco tempo após a abertura, ter chegado aos 1,4 milhões de euros, superando o objetivo estabelecido de 1,2 milhões, a Goparity acaba de anunciar o fecho da ronda de investimento que decorria desde julho. A fintech angariou um total de dois milhões de euros, numa ronda liderada pela Mustard SeedMAZE (MSM), em conjunto com a Schneider Electric Energy Access (SEEA) e com o apoio de uma campanha de crowdfunding. O investimento servirá para impulsionar o crescimento e expansão a nível internacional, com foco em Espanha e Canadá, bem como desenvolver novas funcionalidades financeiras. Há planos para contratar até 15 pessoas.

“Estamos muito satisfeitos com este feito, numa altura em que a angariação de capital tem sido difícil para tantas empresas em todo o mundo. Com esta ronda, queremos levar a Goparity para o próximo nível: trazer o financiamento de impacto à vida diária dos nossos utilizadores para que possam, em cada investimento, conta, ou transação, ter a certeza de que o seu dinheiro está a ser utilizado de acordo com os seus valores”, afirma Nuno Brito Jorge, fundador e CEO da Goparity, em comunicado.

Sobre a campanha de crowdfunding, o gestor acredita que a plataforma de finanças éticas beneficiará de ser parcialmente detida pela comunidade que serve. “Para além dos investidores institucionais, decidimos liderar pelo exemplo e dar à nossa comunidade a oportunidade de ser também acionistas da empresa.”

Comunidade investe 600 mil euros

Com a missão de capacitar pessoas e empresas a contribuir ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, através de investimentos de impacto, a Goparity angariou mais de 600 mil euros de investidores da plataforma, na maioria indivíduos com idades entre os 18 e os 40 (69%) e homens (70%), mas, ainda assim, com quatro mulheres no top 10 de maiores investidores, incluindo o investidor individual mais elevado.

Os fundos angariados serão utilizados para fomentar a expansão geográfica na Europa e na América, com especial destaque para Espanha e Canadá. Além disso, a empresa, que tem observado tanto investimento através da sua plataforma em 2022 como desde que começou a operar (2018-2021), planeia contratar até 15 pessoas nos próximos anos.

“A Goparity é uma das principais preferências dos consumidores no que diz respeito à utilização dos seus recursos financeiros, poupanças e planos para projetos de investimento com impacto, o que é comprovado pelo crescimento do impacto e da utilização ao longo do ano passado. A isto junta-se uma excelente equipa cuja ética e valores são tão fortes quanto o seu profissionalismo e eficiência”, refere António Miguel, da MSM.

Trata-se de “uma forma alternativa e facilmente acessível às empresas de impacto para financiar os seus projetos sustentáveis através da democratização do investimento de impacto”, acrescenta Marta Carneiro Enes, da SEEA. “Somos particularmente sensíveis ao financiamento de iniciativas de energia sustentável e economia social, bem como à contribuição da Goparity para projetos europeus dedicados à justiça e à luta contra a pobreza energética.”

A principal missão da Goparity é a democratização do acesso ao financiamento sustentável, ligando empresas e indivíduos que querem investir em projetos com repercussões positivas nas pessoas e no planeta. Contando no total com quase 30 mil utilizadores de mais de 70 países, em 2022, a fintech duplicou o seu volume de negócios, tendo angariado cerca de 10,4 milhões de euros de investimento. Os projetos financiados com recurso à plataforma permitiram já apoiar quase 200.000 pessoas em situações vulneráveis, criar quase 7.000 postos de trabalho e contribuir para evitar a emissão de 23,8 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera todos os anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

GoParity levanta dois milhões de euros. Aponta mira a Espanha e Canadá

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião