Procter & Gamble Portugal junta-se à Inspiring Girls para promover igualdade de género

A P&G pretende contribuir ativamente para a divulgação da missão e atividades da associação, através dos seus meios e da partilha das suas histórias e exemplos.

A Procter & Gamble Portugal associou-se à Inspiring Girls Portugal no caminho pela igualdade de género, por uma sociedade livre de preconceitos e com igual representação para mulheres e homens. Para além do apoio corporativo da Procter & Gamble (P&G), a diretora-geral da empresa, Claúdia Lourenço, foi a primeira voluntária da Inspiring Girls em Portugal, partilhando o seu exemplo enquanto mulher e profissional que ocupa um cargo de direção.

“Construir um mundo melhor para todos — livre de preconceitos de género, com respeito pelos direitos humanos e, portanto, igual representação para mulheres e homens –, está entre as minhas prioridades de vida. Ser voluntária da Inspiring Girls, poder partilhar a minha experiência, inspirar, ajudar e estar lado a lado com raparigas que procuram um futuro melhor, com equidade de género é uma missão muito gratificante. Sendo a igualdade de género um pilar fundamental, não só para a P&G Portugal como para todas as nossas marcas, esta associação à Inspiring Girls na promoção do empoderamento das próximas gerações de mulheres faz todo o sentido e é um privilégio poder fazer parte desta transformação”, refere Claúdia Lourenço, em comunicado.

A luta pela igualdade de género tem sido uma prioridade para a Procter & Gamble que, um pouco por todo o mundo, usa as suas ferramentas para contribuir para a desconstrução de estereótipos, através das suas políticas internas, do alcance da comunicação das suas marcas e do desenvolvimento de campanhas de publicidade, como é o caso de #Likeagirl de Evax e, mais recentemente, da campanha #WeSeeEqual.

Claúdia Lourenço é a diretora-geral da Procter & Gamble Portugal.

Fundada no Reino Unido, a Inspiring Girls, associação sem fins lucrativos, está presente em 30 países e chegou a Portugal em 2021, com o objetivo de incentivar raparigas a alcançarem as suas aspirações, colocando-as em contacto com mulheres que são uma referência na sua área de atividade.

Para ajudar a associação a cumprir a sua missão, a Inspiring Girls Portugal conta com uma rede de escolas, onde realiza ações de formação e workshops temáticos sobre igualdade de género, e uma rede de voluntárias composta por mulheres que se destacam nas suas áreas de atividade e que se voluntariam para apoiar a associação com o seu testemunho, inspirando as jovens a seguir os seus sonhos. Para além das escolas e voluntárias, a Inspiring Girls Portugal conta ainda com o apoio de parceiros — empresas e organizações — que colaboram com a associação a nível financeiro ou a nível institucional, trabalhando em conjunto no desenvolvimento de iniciativas que possam promover a igualdade de género.

“Os estereótipos continuam a ser uma realidade presente na nossa sociedade e são altamente limitadores porque rotulam e incitam mulheres e homens a desempenhar diferentes profissões em função do género. Infelizmente ainda existe o preconceito de que determinadas profissões devem ser desempenhadas só por homens ou só por mulheres e o nosso trabalho enquanto associação é, precisamente, desconstruir estas ideias, quebrar estes estereótipos e lutar pela igualdade de género. Por isso, as ações de formação que fazemos em escolas e o testemunho das nossas voluntárias são muito importantes para mostrar às raparigas que não há limites para o que se propõem fazer, dando a conhecer aos jovens, em geral, exemplos de mulheres com percursos absolutamente inspiradores”, explica Joana Frias Costa, presidente e fundadora da Inspiring Girls Portugal.

Com a associação da empresa à Inspiring Girls Portugal, a P&G pretende contribuir ativamente para a divulgação da missão e atividades da associação, através dos seus meios e da partilha das suas histórias e exemplos. Para marcar esta parceria, a P&G está a colaborar no desenvolvimento do evento Inspiring Stories, evento este que conta com o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que está marcado para o início do mês de fevereiro, e que reunirá cerca de duzentos estudantes e mulheres com histórias inspiradoras de diferentes áreas profissionais, desde a gestão de empresas, ao desporto de alta competição, passando pelo empreendedorismo, pela ciência e pela arte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Procter & Gamble Portugal junta-se à Inspiring Girls para promover igualdade de género

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião