Californiana Five9 abre centro de engenharia no Porto para 300 pessoas

Tecnológica americana instala no Porto o novo hub europeu de Investigação e Desenvolvimento (I&D), com especialização nas áreas de inteligência artificial, engenharia de software e operações cloud.

A Five9, fornecedora de soluções cloud para call center que soma mais de 2.500 clientes em todo o mundo, anunciou esta terça-feira a abertura de um novo hub europeu de Investigação e Desenvolvimento no Porto. Localizado no centro da cidade, perto da Trindade e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), o escritório português vai ser a sede de engenharia da empresa americana deste lado do Atlântico, abrangendo capacidades nas áreas de inteligência artificial, engenharia de software e operações cloud.

Em comunicado, a empresa californiana adianta que esta operação portuguesa, que vai “ajudar a escalar a crescente presença internacional da Five9”, conta já com mais de uma centena de colaboradores – entre novas contratações e pessoas provenientes de outras localizações da empresa –, prevendo aumentar o número de profissionais para 300 nos próximos anos. Nos planos está também a instalação na cidade Invicta de um novo Centro de Excelência de Apoio Profissional e ao Cliente.

“Quando analisámos opções para as nossas próximas instalações na EMEA [região da Europa, Oriente Médio e África], o Porto foi a escolha clara. A cidade é um centro tecnológico emergente, bem conectado e com uma grande base de talentos de engenharia, e permitir-nos-à continuar a nossa missão de trazer inovação em experiência de cliente e transformação de negócios a empresas em todo o mundo”, apontou o CEO e chairman da Five9, Mike Burkland.

Nos últimos dois anos, a Five9 tem vindo a expandir a equipa na Europa. Em maio do ano passado anunciou a abertura de dois data centers em Amesterdão (Países Baixos) e em Frankfurt (Alemanha) para “garantir alta disponibilidade na Europa e facilitar a conformidade com os requisitos regulatórios locais”. Investir em infraestrutura localizada na Europa, argumenta, permite-lhe continuar a dar resposta à crescente procura dos seus clientes corporativos globais.

o Porto foi a escolha clara. A cidade é um centro tecnológico emergente, bem conectado e com uma grande base de talentos de engenharia, e permitir-nos-á continuar a nossa missão de trazer inovação em experiência de cliente e transformação de negócios a empresas em todo o mundo.

Mike Burkland

CEO e chairman da Five9

Citados na mesma nota enviada às redações, o secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, lembra a visita que fez à sede da empresa e onde teve “oportunidade de discutir a futura expansão da empresa para Portugal”, enquanto Luís Castro Henriques, presidente cessante da AICEP, salienta que “o Porto está a provar a sua atratividade para empresas de tecnologias de informação devido a uma pool de talentos altamente qualificados e um ambiente de trabalho multilingue e multicultural”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Californiana Five9 abre centro de engenharia no Porto para 300 pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião