Bolsa em alta. PSI-20 bate os 5.000 pontos

O índice PSI-20 fechou o mês em alta e acima dos 5.000 pontos pela primeira vez desde maio do ano passado. A Jerónimo Martins e as energéticas ditaram os ganhos na última sessão de março.

A bolsa nacional está em alta. O índice PSI-20 terminou esta sexta-feira com ganhos, superando a fasquia psicológica dos 5.000 pontos, o que já não acontecia há cerca de 11 meses. O índice luso acompanhou as subidas dos pares europeus, numa sessão em que a Jerónimo Martins, a EDP e a Galp Energia foram os seus principais suportes.

O PSI-20 terminou a valorizar 0,55%, para os 5.007,85 pontos, com 12 títulos em alta, cinco em queda e apenas dois inalterados: as unidades de participação da Caixa Económica Montepio Geral e da Ibersol, nos 42 cêntimos e 15,10 euros, respetivamente. Na Europa, o índice Stoxx 600 encerrou com uma subida de 0,22%, para os 381 pontos.

PSI-20 supera os 5.000 pontos

Coube à Mota-Engil encabeçar o avanço do índice bolsista nacional, com um avanço de 2,93%, para os 1,89 euros por ação. Contudo, foram sobretudo as ações da Jerónimo Martins e da energéticas EDP e Galp Energia que mais gás deram ao PSI-20. As ações da retalhista valorizaram 1,76%, para os 16,77 euros.

Por sua vez os títulos da EDP apreciaram-se 0,7%, para os 3,17 euros, no dia em que o BPI substituiu a EDP Renováveis pela empresa liderada por António Mexia na sua lista de ações preferidas. Já os títulos da GALP valorizaram 0,53%, para os 14,23 euros, seguindo assim em contraciclo face às cotações do petróleo nos mercados internacionais.

Nota negativa para os títulos do BCP que travaram o desempenho do índice bolsista nacional. As ações do banco liderado por Nuno Amado recuaram 0,91%, para os 19,61 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa em alta. PSI-20 bate os 5.000 pontos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião