Zelensky diz que Portugal está disponível para enviar tanques à Ucrânia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 19 Janeiro 2023

Presidente ucraniano aguarda 'luz verde' da Alemanha para o envio de Leopard-2. Governo português adianta apenas que ministra da Defesa estará presente no encontro de aliados em Ramstein na 6.ª feira.

Um dia antes da reunião do grupo de apoio à Ucrânia na base aérea de Ramstein, na Alemanha, o Presidente ucraniano disse esta quinta-feira que Portugal está disponível para fornecer tanques ao seu país. Em comunicado enviado às redações, o Ministério da Defesa Nacional adianta que a ministra da tutela, Helena Carreiras, marcará presença no encontro de amanhã, no qual serão debatidos “os próximos passos no apoio às autoridades ucranianas”.

Para ser honesto, Finlândia, Portugal, Espanha e muitos outros países estão prontos para fornecer uma pequena quantidade de tanques“, afirmou Volodymyr Zelensky, numa conferência de imprensa citada pela agência Interfax (acesso livre). Reconhece que tal “depende de muitos fatores, mas, infelizmente, não depende do desejo da Ucrânia”. “Nós exercemos pressão política o máximo que conseguimos”, acrescentou.

Zelensky deu ainda a entender que falta apenas o “sim” da Alemanha para ser autorizado o envio dos tanques Leopard-2, visto ser o país fabricante deste armamento. “Estamos todos à espera do consentimento do país que tem direito para emitir as licenças correspondentes“, afirmou.

É expectável que o assunto seja discutido pelos aliados de Kiev na sexta-feira, numa reunião do Ukraine Defence Contact Group, o grupo de apoio à Ucrânia, em Ramstein. A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, irá participar, esperando-se uma decisão sobre este tema no final do encontro.

No início da semana, o ECO questionou o Ministério da Defesa Nacional sobre o possível envio de tanques Leopard-2 à Ucrânia – dos quais Portugal tem 37, segundo dados do think tank Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês) –, mas não obteve resposta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelensky diz que Portugal está disponível para enviar tanques à Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião