Países Baixos pretendem fornecer mísseis Patriot à Ucrânia

  • Lusa
  • 17 Janeiro 2023

A ofensiva "reforça ainda mais determinação em apoiar a Ucrânia", anunciou o primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutten, ao lado de Joe Biden.

Os Países Baixos pretendem fornecer os sistemas de defesa antiaérea Patriot à Ucrânia, anunciou esta terça-feira o primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte, durante uma conferência de imprensa com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Washington. “Temos a intenção de nos associarmos, da mesma forma que fizeram com a Alemanha, no projeto Patriot”, referiu o governante na Casa Branca, acrescentando que também falou com o chanceler alemão Olaf Scholz “esta manhã” sobre o mesmo assunto.

Mark Rutte citou as “imagens terríveis” de um prédio destruído por um ataque russo no sábado em Dnipro, garantindo que esta ofensiva “reforça ainda mais determinação em apoiar a Ucrânia”. Joe Biden saudou o anúncio do primeiro-ministro neerlandês e denunciou as ações russas, que classificou como “inadmissíveis”.

Os Estados Unidos anunciaram no final de dezembro o fornecimento de um sistema de defesa antiaérea Patriot à Ucrânia, durante a visita do Presidente Volodymyr Zelesnky à capital norte-americana. Berlim também já tinha concordado em entregar um desses sistemas, de fabrico norte-americano, em 5 de janeiro.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou na segunda-feira que Kiev vai receber mais armas pesadas dos seus aliados ocidentais “num futuro próximo”, um pedido que tem sido frequentemente repetido pelas autoridades da Ucrânia.

A garantia do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês) foi dada poucos dias antes de uma nova reunião, agendada para 20 de janeiro, dos países ocidentais que fornecem ajuda à Ucrânia, que irá decorrer na base norte-americana de Ramstein, na Alemanha.

Os Estados ocidentais têm-se mostrado reticentes em entregar armamento mais pesado à Ucrânia, alegando terem receio de serem arrastados para a guerra ou de provocar a Rússia. Ainda assim, a gama de armas que têm fornecido à Ucrânia alargou-se recentemente.

No início do mês, França, Alemanha e Estados Unidos prometeram enviar veículos blindados com tanques de infantaria ou de reconhecimento – 40 Marders alemães, 50 Bradleys norte-americanos e AMX-10 RC franceses.

O Reino Unido anunciou no sábado que vai entregar tanques Challenger 2 à Ucrânia, tornando-se assim no primeiro país a fornecer tanques pesados de construção ocidental a Kiev. Moscovo denunciou que a decisão não vai mudar a situação no terreno, assegurando que a única consequência será a escalada do conflito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Países Baixos pretendem fornecer mísseis Patriot à Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião