Portugal vai ter novo Cartão do Cidadão com contactless

  • ECO
  • 22 Janeiro 2023

O novo cartão do cidadão, que terá um design diferente e mais segurança, deve ser lançado a meio deste ano.

Portugal vai ter um novo cartão do cidadão, segundo adiantou o secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, em entrevista à Antena 1 (acesso livre) e ao Jornal de Negócios. O novo cartão terá contactless, deixando de ser necessário um leitor de cartões, e deve ser lançado a meio deste ano.

O cartão terá um novo design e mais segurança, com Mário Campolargo a assegurar que “vai estar no pelotão da frente” a nível internacional nesta matéria. Introduz-se a autenticação com base em biometria, pelo que vai ser possível tanto com o atual cartão, como com o novo, garantir que vários serviços presenciais passem a ser feitos em casa, como a ativação do cartão. A substituição poderá ser feita à medida que vai caducando.

O secretário de Estado sinalizou também que por agora os atendimentos nos serviços públicos vão continuar numa lógica de 50% por marcação prévia e 50% por presença espontânea. O Executivo tem em vista abrir oito novas lojas do cidadão em 2023. Quanto ao PRR, que tem verbas para a modernização do Estado, adianta que do investimento previsto de 3,7 mil milhões de euros para o digital, foram executados 587 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai ter novo Cartão do Cidadão com contactless

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião