Bosch, BNP Paribas, EDP… Job Summit IT está de volta com cerca de 300 vagas

Dia 8 de fevereiro, das 9h00 às 20h00, o Alerta Emprego espera 30 organizações a recrutar e cerca de 1.500 candidatos a participarem no evento virtual. Inscrições abertas.

A Job Summit IT está de regresso para dar a conhecer aos profissionais do setor tecnológico perto de 300 ofertas de emprego em empresas como a Bosch, Celfinet, Ritain.io, BNP Paribas, Teleperformance e EDP. Dia 8 de fevereiro, das 9h00 às 20h00, o Alerta Emprego espera 30 organizações a recrutar e cerca de 1.500 candidatos a participarem no evento virtual.

“Depois do sucesso da primeira edição da Job Summit IT, na qual pudemos contar com a presença de mais de 1.200 profissionais da área tecnológica e mais de 25 empresas com vagas disponíveis para perfis IT, sentimos que o mercado atual continuava a precisar de uma feira de emprego só dedicada a este setor, e por isso avançámos com a segunda edição. Deste modo, ao unirmos empresas e candidatos durante um dia permitir-nos-á continuar a cruzar mais ativamente o mundo empresarial com os candidatos que procuram uma oportunidade em tecnologia”, explica Joana Piteira, general manager do Alerta Emprego, em declarações ao ECO Pessoas.

“Apesar de ainda faltarem algumas semanas para a feira de emprego, já temos um número significativo de empresas que estão a recrutar na Job Summit IT. Marcas confirmadas como a Bosch, Celfinet, Ritain.io, BNP Paribas, Teleperformance e EDP reúnem vagas de engenheiros informáticos, programadores, full stack automation, core engineer, entre muitas outras”, continua.

Ao longo da feira de emprego serão promovidos momentos de partilha e networking entre os presentes. Os candidatos poderão, não só falar com recrutadores, como esclarecer dúvidas, mostrar o seu valor e até realizar entrevistas nas salas de chat públicas e privadas. Os profissionais podem ainda enviar o currículo diretamente para as ofertas de emprego disponíveis e encontrar todas as informações que precisem sobre as empresas numa visita aos stands das mesmas.

Já para os candidatos que não procuram ativamente mudar de emprego, mas pretendem conhecer as empresas e perceber a evolução do mercado, haverá webinares onde será possível ficar a conhecer melhor as empresas, receber dicas de recrutadores experientes e ainda fazer questões em direto.

Para participar na Job Summit IT, é preciso fazer a inscrição — que é totalmente gratuita e dá acesso a toda a feira — através do site da iniciativa. Para participar no evento, apenas será necessário um computador com acesso à internet.

Qualquer pessoa com interesse no setor tecnológico pode inscrever-se, desde os mais juniores aos mais seniores. Por outro lado, qualquer empresa interessada poderá inscrever-se até dia 1 de fevereiro.

Há menos movimentações, mas escassez de talento mantém-se

Desde a primeira feira de emprego dedicada à tecnologia, há um ano, para agora, Joana Piteira descreve um mercado com “menos movimentações” e “menos proatividade dos candidatos”, mas que continua a revelar uma “elevada escassez de talento e necessidades de recrutamento“.

Segundo os dados de um estudo recente do ManpowerGroup, 49% dos empregadores portugueses não pretendem contratar nem despedir durante o primeiro trimestre de 2023, o que demonstra um clima de maior cautela. O mesmo estudo conclui que o setor das Tecnologias da Informação está entre os que mais querem contratar em Portugal, este ano.

Sentimos que o recrutamento continua a bom ritmo, ainda assim os empregadores demonstram mais cautela na hora de recrutar, mas acreditamos que quando ultrapassarmos este momento económico mais instável, os valores de contratação voltem a atingir os valores de outrora.

Joana Piteira

General Manager do Alerta Emprego

“Sentimos que o recrutamento continua a bom ritmo, ainda assim os empregadores demonstram mais cautela na hora de recrutar, mas acreditamos que quando ultrapassarmos este momento económico mais instável, os valores de contratação voltem a atingir os valores de outrora”, defende.

Por outro lado, os candidatos de hoje saem das empresas não só motivados pelo fator remuneração ou benefícios flexíveis, mas também por uma cultura organizacional com a qual se identificam, o que vem promover o dinamismo do mercado, considera a responsável.

“Em 2023, o talento sai das empresas em busca de motivações e do cruzamento entre os seus valores pessoais e profissionais. Deste modo, mais do que a remuneração, as empresas devem procurar colocar os seus valores e cultura como bandeiras de propósito. Por fim, como fator para a contínua necessidade de recrutamento surge a mudança na procura de competências. Se há uma no já notamos o aumento da valorização das soft skills, hoje sentimos isso em dobro. A tecnologia é um dos setores que mais valoriza estas competências, já que é cada vez mais necessário e até comum integrar profissionais desta área em equipas multidisciplinares em empresas de todos os setores”, comenta ainda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bosch, BNP Paribas, EDP… Job Summit IT está de volta com cerca de 300 vagas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião